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     ARTIGO

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Psicologia Clínica e da Saúde - Instrumentos de Avaliação

 

A avaliação psicológica é uma dimensão central da prática psicológica e assume nos contextos clínicos e da saúde uma importância particular, sendo fundamental na compreensão das dinâmicas psicológicas subjacentes aos casos e central na monitorização do progresso das intervenções. Este livro reúne uma diversidade de provas e testes de avaliação psicológica centrais na avaliação de crianças, famílias, adultos e idosos, em contextos clínicos e da saúde, validados para a população portuguesa. Assim, tem como objetivo tornar mais acessível aos investigadores e aos psicólogos informação prática relativa a instrumentos de avaliação psicológica devidamente validados para a população portuguesa e serve os interesses de profissionais, de investigadores e de estudantes de Psicologia.

Espera-se, com esta obra, continuar a contribuir para um uso mais sistemático e empiricamente sustentado dos instrumentos na avaliação psicológica, afirmando a prática científica da Psicologia.   

 

CONTEÚDOS ABORDADOS

Parte I – Crianças, adolescentes e famílias | Parte II – Adultos |  Parte III – Idosos   

 

Bateria ASEBA para os Períodos Escolar e Pré-Escolar | Escala de Afeto Positivo e Negativo para Crianças-Pais (PANAS-C-P) | Escala de Memórias Precoces de Calor e Segurança para Adolescentes (EMPCS-A) | Escala de Desilusão Relacional (RDS) | Escala de Desgaste do Cuidador Familiar (EDCF) | Questionário de Resultados Terapêuticos (OQ) | Inventário de Sintomas Psicopatológicos 18 (BSI-18) | Questionário Pessoal (PQ) | Inventário de Traços Depressivos (ITD) | Questionário de Esquemas de Young (YSQ S3) | Escala de Vergonha da Imagem Corporal (BISS) | Escala de Avaliação das Perturbações Alimentares de Oxford (EDE, EDE-Q e CIA) | Questionário de Experiências de Combate (QEC) | Escala de Depressão Geriátrica (GDS) | Inventário de Avaliação Funcional de Adultos e Idosos (IAFAI).  

 

Consulte o Índice em "Saber Mais"

 

COORDENADORES

MIGUEL M. GONÇALVES

Psicólogo, psicoterapeuta e Professor Catedrático na Escola de Psicologia da Universidade do Minho (EPsi/UMinho). É atualmente Diretor do Centro de Investigação em Psicologia da UMinho e Vice-Presidente da Escola de Psicologia. Entre 2010 e 2015 foi Editor Associado da Revista Psychotherapy Research (Routledge). Tem publicado internacional-mente sobre o processo de mudança narrativa em psicoterapia, estando neste momento a desenvolver um programa de investigação que analisa os processos narrativos que conduzem à mudança em diversos modelos psicoterapêuticos.  

 

MÁRIO R. SIMÕES

Psicólogo, doutorado em Avaliação Psicológica e Professor Catedrático na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC). Coordenador do Programa de Doutoramento em Neuropsicologia e da subárea de Psicogerontologia Clínica do MIP da FPCEUC. Investigador Responsável por vários projetos com finan-ciamento externo (FCT, FCG, Bial). Investigador Responsável do Grupo Neuroscience, Neuropsychology and Cognitive Assessment do CINEICC. Diretor do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria (PsyAssessmentLab) da FPCEUC. Responsável pela Consulta de Avaliação Neuropsicológica da FPCEUC, que responde a pedidos de avaliação solicitados por tribunais.

 

LEANDRO S. ALMEIDA

Psicólogo, doutorado em Psicologia (especialidade de Psicologia da Educação), pela Universidade do Porto. É Professor Catedrático no Instituto de Educação da UMinho, lecionando unidades curriculares sobre Cognição e Aprendizagem, ou Metodologia de Investigação. É Coordenador do Observa-tório dos Percursos Académicos dos Estudantes da UMinho (ObservatoriUM), concentando a sua investigação maioritariamente no tema da adapta-ção, desenvolvimento psicossocial e sucesso académico dos estudantes no ensino superior. Autor e coautor de várias provas psicológicas, em uso em Portugal e noutros países de língua portuguesa e espanhola.

 

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  • Ref: 930646
  • Dimensões: 280 Págs
  • Idade: NA
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