LOGO
header

     ARTIGO

Visite-nos no Facebook

À Descoberta do Nemas

É um livro que procura despertar na criança a consciência de que as palavras são feitas de sons, fator determinante para o sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita. Baseado em tarefas clássicas de identificação, de segmentação e de manipulação de unidades sonoras, reúne atividades lúdicas e cativantes que vão ajudá-la a analisar a estrutura interna das palavras em 3 níveis: as sílabas, as rimas e os fonemas.

Ao embarcar nesta aventura, é confiada à criança a missão de resgatar um jovem cavalo-marinho, de nome Nemas, que se meteu em apuros quando decidiu ir à procura do “Tesouro das Palavras”. Sempre a brincar com os sons, a criança terá de enfrentar a rede, a estrela-do-mar, a anémona, o polvo e o temível tubarão e terá ainda de falar baleiês! Uma missão divertida mas repleta de perigos que espreitam nas profundezas do oceano… 

Destinado a crianças em idade pré-escolar, leitores emergentes e outros alunos com uma exposição limitada à oralidade, este livro poderá constituir uma ferramenta útil para pais, educadores e professores no grande desafio que é aprender a ler e a escrever. 

Conteúdos: Praia da Sílaba; Atol da Rima; Mar do Fonema  

Autoras:

FLORBELA HENRIQUES: Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde. Exerce funções de diretora técnica e psicóloga na resposta social Residência Autónoma da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa. No âmbito da sua dissertação de mestrado, conduziu um estudo sobre o papel do meio no desenvolvimento da consciência fonológica e da consciência morfológica em crianças em idade pré-escolar, estudo esse que esteve na génese do presente livro.  

INÊS GOMES: Licenciada e doutorada em Psicologia, Professora Associada na Universidade Fernando Pessoa, onde coordena o doutoramento em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem.  

  • Ref: 522482
  • Dimensões: 104 Págs
  • Idade: NA
COMPRAR17.00€