LOGO
header

     ARTIGO

Visite-nos no Facebook

Workshop: "Alfabetização com o MÉTODO DAS BOQUINHAS"

 

O Método das Boquinhas existe desde 1997 e é um método multissensorial, fónico-visual-articulatório. O trabalho com a região pré-frontal do cérebro, onde a imagem articulatória do som (articulema) se forma, assume especial importância. O facto de incentivar a criança / adulto a sentir todo o processo que envolve a produção de um som (desde a imagem da boca, ao som – fonema –; à forma como é articulado), estimula a atenção e o armazenamento da informação fonológica na memória de longa duração. Daí ser eficaz tão rapidamente. 

Poderá funcionar apenas como ferramenta de conversão grafo-fonémica, complementando outros métodos ou como método de alfabetização, usado na íntegra. Começa logo no Jardim de Infância e estende-se até à idade adulta, podendo ser aplicado a crianças com e sem dificuldades ou perturbações. Aliás, por apelar a múltiplas entradas é um método que chega às mais variadas crianças, respondendo de forma mais eficaz às suas necessidades. 

Porquê usar métodos que não resultam com esta ou aquela criança? Não valerá a pena, nem que seja por uma criança, optarmos por uma metodologia que chegue a todas? 

Ao longo da metodologia, vamo-nos apercebendo da grandeza humana que está por detrás… Nos manuais, encontramos atividades cruciais ao desenvolvimento e preparação das crianças / alunos, estimulando as mais diversas áreas: atenção, consciência corporal, processamentos auditivo, visual, espacial, consciência fonológica e fonoarticulatória, desenvolvimento cognitivo… Um mundo no qual as crianças aprenderão também a respeitar o outro, a aceitar as diferenças, a aprender com os erros, não tendo medo de os fazer. 

Um mundo, onde a aprendizagem é realmente aprendizagem, porque é sentida, vivida, experienciada, por isso, armazenada! 

  • Data da Formação: 27 Mai. 2017 (sábado)
  • Formador: Dra. Mafalda Caeiro (Terapeuta da Fala)

75.00€

Ver folheto

INSCRIÇÃO