ALEPE – Avaliação da Leitura em Português Europeu

294,89 400,37 

A bateria de Avaliação da Leitura em Português Europeu (ALEPE) avalia os principais processos envolvidos na leitura: consciência fonológica, nomeação rápida, conhecimento de letras, leitura de palavras e de pseudopalavras. A análise dos resultados obtidos na ALEPE permite caracterizar o nível de leitura alcançado pela criança e identificar as razões que poderão estar na base de uma eventual dificuldade de aprendizagem ou dislexia.

Limpar
REF: 9NCPEL0033A Categorias: ,

FICHA TÉCNICA

  • Versão: Portuguesa
  • Autor: Ana Sucena e São Luís Castro
  • População: Crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico.
  • Idades: 6 aos 10 Anos
  • Aplicação: Individual
  • Duração: 50 minutos aproximadamente

DESCRIÇÃO

A bateria de Avaliação da Leitura em Português Europeu (ALEPE) avalia os principais processos envolvidos na leitura: consciência fonológica, nomeação rápida, conhecimento de letras, leitura de palavras e de pseudopalavras. A análise dos resultados obtidos na ALEPE permite caracterizar o nível de leitura alcançado pela criança e identificar as razões que poderão estar na base de uma eventual dificuldade de aprendizagem ou dislexia.

A ALEPE tem dois grandes objetivos: a avaliação do nível de leitura da criança, tendo em conta a respetiva idade e ano escolar, e a análise detalhada dos processos cognitivos implicados, de modo a caracterizar melhor o nível de leitura alcançado e a identificar as razões que poderão estar na base de uma eventual dificuldades de aprendizagem.

A ALEPE focaliza-se em duas dimensões: o processamento da palavra escrita e o processamento fonológico. Fazem parte da ALEPE os seguintes testes:

  • Consciência fonológica epilinguística da sílaba
  • Leitura de palavras (Lista A ou Lista B, conforme o nível de leitura da criança)
  • Consciência fonológica epilinguística do fonema
  • Leitura de letras (maiúsculas e minúsculas)
  • Consciência fonológica epilinguística da rima
  • Nomeação rápida de cores
  • Consciência fonológica metalinguística da sílaba
  • Escrita de letras minúsculas
  • Consciência fonológica metalinguística do fonema
  • Leitura de pseudopalavras (Lista A’ ou Lista B’, conforme nível de leitura)
  • Consciência fonológica metalinguística da rima
  • Leitura de palavras (Lista C, apenas para as crianças a quem foi administrada a Lista B)

NORMAS

Amostra portuguesa: N (total)=272; crianças com escolaridade entre o 1º e o 4º ano escolar.

A tipificação portuguesa utiliza a escala percentílica e valores críticos para cada teste e condição relevante. Tabelas de normas disponíveis:

  • Para o 1º ano escolar (ambos os sexos)
  • Para o 2º ano escolar (ambos os sexos)
  • Para o 3º ano escolar (ambos os sexos)
  • Para o 4º ano escolar (ambos os sexos)

CORREÇÃO

CORREÇÃO MANUAL E INFORMATIZADA

MATERIAL

A ALEPE é constituída pelo seguinte material:

  • Manual Técnico (1);
  • Cadernos de Registo (25 ou 10);
  • CD (1);
  • Chave de proteção (1);
  • Microfone (1).
0

Your Cart