BAL – Bateria de Avaliação da Leitura – TCTMO

106,09 184,50 

BAL – Bateria de Avaliação da Leitura – TCTMO

  • Testes de Compreensão de Textos na modalidade oral – Informativo;
  • Testes de Compreensão de Textos na modalidade oral – Narrativo.
Limpar

FICHA TÉCNICA

  • Versão: Portuguesa
  • Autor: Iolanda Ribeiro, Fernanda Leopoldina Viana, Sandra Santos, Irene Cadime, Séli Chaves-Sousa, Ana Paula Vale, Alina Galvão Spinillo
  • População: Crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico
  • Idades: 6 aos 10 Anos
  • Aplicação: Individual ou em grupo
  • Duração: Variável

DESCRIÇÃO

A Bateria de Avaliação da Leitura (BAL) é uma bateria de provas de avaliação da leitura que inclui cinco testes, organizados em torno de três domínios principais:

  1. Identificação de palavras apresentadas de forma isolada;
  2. Compreensão de textos na modalidade de leitura;
  3. Compreensão de textos na modalidade oral.

É constituída por cinco provas:

  • Teste de Leitura de Palavras
  • Testes de Compreensão de Textos na modalidade oral – Informativo
  • Testes de Compreensão de Textos na modalidade oral – Narrativo
  • Testes de Compreensão de Textos a modalidade de leitura – Informativo
  • Testes de Compreensão de Textos a modalidade de leitura – Narrativo

Os resultados obtidos nestes cinco testes podem ser integrados de modo a permitir um diagnóstico preciso das dificuldades de leitura. As pontuações obtidas em cada um dos testes podem ser convertidas em percentil ou pontuação estandardizada.

Teste de Leitura de Palavras (TLP)

O TLP permite avaliar a leitura de palavras e a evolução nesta competência ao longo dos quatro anos do 1.º ciclo do Ensino Básico. O TLP é aplicado individualmente em formato digital. Inclui 4 versões (uma para cada ano de escolaridade), cada uma delas composta por 30 itens (palavras).

Critérios de seleção das palavras que integram o TLP:

  • Extensão: curtas/longas
  • Frequência (Escolex): frequentes/ pouco frequentes
  • Regularidade: regular/irregular/ regra contextual
  • Estruturas silábicas (cv.cv/ ccvc.cv.cv, etc.)

A tarefa da criança consiste na leitura das palavras que aparecem no ecrã do computador. Caberá ao avaliador registar no sistema a resposta da criança (sucesso ou insucesso). O TLP estabelece pontos de corte para cada ano de escolaridade; tais pontos permitem determinar o nível de mestria da criança.

Testes de Compreensão de Textos na Modalidade Oral (TCTMO)

Os TCTMO permitem avaliar o desempenho em compreensão de textos apresentados oralmente e a evolução nesta competência ao longo dos quatro anos do 1.º ciclo do Ensino Básico. Estão disponíveis duas versões, uma com textos narrativos e outra com textos informativos. Para a avaliação da compreensão de textos na modalidade oral foram construídos 4 textos narrativos (TCMO-n) e 4 textos informativos (TCTMO-i). Os textos utilizados são originais e foram elaborados expressamente para o desenvolvimento da BAL, através de um trabalho de cooperação com os escritores, de modo a assegurar que os textos se ajustavam em termos de extensão e vocabulário aos níveis de escolaridade das crianças. Os TCTMO-n e o TCTMO-i são aplicados individualmente em formato digital. Existem 4 versões com textos narrativos e 4 versões com textos informativos (para cada um dos anos de escolaridade). Cada uma das versões é constituída por 30 itens (perguntas com resposta de escolha múltipla).

Níveis de compreensão avaliados:

  • Compreensão Literal
  • Compreensão Inferencial
  • Reorganização
  • Compreensão Crítica

A tarefa da criança consiste na audição de excertos de textos, seguida da audição de um conjunto de perguntas e das respetivas opções de resposta. Caberá ao avaliador registar a opção escolhida pela criança.

Testes de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura (TCTML)

Os TCTML permitem avaliar o desempenho em compreensão da leitura de textos e a evolução nesta competência ao longo dos três últimos anos do 1.º ciclo do Ensino Básico. Estão disponíveis duas versões: uma com textos narrativos e a outra com textos informativos. Para a avaliação da compreensão na modalidade de leitura foram construídos 4 textos narrativos (TCTML-n) e 4 textos informativos (TCTML-i). Os textos utilizados são originais e foram elaborados expressamente para o desenvolvimento da BAL, através de um trabalho de cooperação com os escritores, de modo a assegurar que os textos se ajustavam em termos de extensão e vocabulário aos níveis de escolaridade das crianças.

Os TCTML podem ser aplicados individualmente ou coletivamente em formato papel e lápis. Existem 3 versões com textos narrativos e 3 versões com textos informativos (2º, 3º e 4º anos de escolaridade. As versões com textos informativos são constituídas, cada uma delas, por 33 itens cada e as versões com textos narrativos por 27 itens. Cada item corresponde a uma pergunta com resposta de escolha múltipla.

Níveis de compreensão avaliados:

  • Compreensão Literal
  • Compreensão Inferencial
  • Reorganização
  • Compreensão Crítica

A tarefa da criança consiste na leitura de pequenos textos, cada um deles seguido de um conjunto de perguntas e das respetivas opções de resposta.

A BAL pode ser utilizada por psicólogos, professores do ensino especial, terapeutas da fala e professores do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico.

NORMAS

CORREÇÃO ONLINE. A correção desta prova é feita na plataforma TP Online by Cegoc.

Amostra portuguesa: TLP (N=905); TCTML-i (N=742); TCTML-n (N=702); TCTMO-i (N=848); TCTMO-n (N=1042). Crianças que frequentavam o 1.º ciclo, entre o 1º e o 4º ano escolar.

A tipificação portuguesa utiliza a escala percentílica e uma escala estandardizada. Tabelas de normas disponíveis:

  • Para o 1º ano escolar (ambos os sexos)
  • Para o 2º ano escolar (ambos os sexos)
  • Para o 3º ano escolar (ambos os sexos)
  • Para o 4º ano escolar (ambos os sexos)

CORREÇÃO

CORREÇÃO ONLINE. A correção desta prova é feita na plataforma TP Online by Cegoc.

MATERIAL

A BAL – Bateria de Avaliação da Leitura – TCTMO é constituída por:

  • Manuais em papel
  • 50 ou 25 créditos para correção
0

Your Cart