IPP-R – Interesses e Preferências Profissionais – Edição Revista

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O teste ‘Interesses e Preferências Profissionais – edição revista (IPP-R)’ avalia os interesses e as preferências profissionais dos jovens, tomando em consideração profissões representativas de cada campo profissional, assim como as principais tarefas que lhes estão subjacentes. Este inventário também permite avaliar o grau de conhecimento dos sujeitos em relação às profissões e atividades mencionadas.

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FICHA TÉCNICA

  • Versão: Portuguesa
  • Autor: M.ª Victoria de la Cruz (versão portuguesa: Carla Ferreira)
  • População: Adolescentes
  • Idades: + 14 Anos
  • Aplicação: Individual / Grupo
  • Duração: 30 min. aprox.

DESCRIÇÃO

O teste ‘Interesses e Preferências Profissionais – edição revista (IPP-R)’ avalia os interesses e as preferências profissionais dos jovens, tomando em consideração profissões representativas de cada campo profissional, assim como as principais tarefas que lhes estão subjacentes. Este inventário também permite avaliar o grau de conhecimento dos sujeitos em relação às profissões e atividades mencionadas.

Os itens que integram o IPP-R encaixam em duas categorias:

  • Os que requerem que o sujeito expresse as suas preferências em relação a um determinado conjunto de profissões (são apresentadas designações de profissões, consideradas representativas de cada um dos campos profissionais).
  • Os que requerem que o sujeito expresse as suas preferências relativamente a um conjunto de tarefas e atividades (são apresentadas descrições de algumas das tarefas que fazem parte das profissões propostas).

A comparação entre estes dois tipos de itens permite, não só, recolher informações valiosas sobre o grau de conhecimento que o sujeito tem acerca das profissões, mas também serve de indicador da validade do questionário. Se o padrão de escolhas de atividades e profissões, de um ou vários campos profissionais, se revelar pouco coerente, então a fase seguinte do processo de exploração vocacional poderá passar pela apresentação (ou construção) de um programa com conteúdos informativos sobre diferentes profissões e atividades profissionais. Esta informação poderá ser distribuída pelo grupo de sujeitos avaliados (p.e., a turma) ou entregue, individualmente, apenas aos jovens que evidenciaram grandes discrepâncias entre estas duas categorias.

Sempre que possível, procurou-se que os campos integrassem exemplos de profissões obtidas através de diferentes vias do sistema educativo e formativo (i.e., formação superior e formação profissional).

Campos Profissionais

  • Ciências
  • Tecnologias
  • Saúde
  • Ciências sociais—humanidades
  • Ciências sociais—jurídico
  • Comunicação. Publicidade. Audiovisual
  • Educação
  • Financeiro. Administrativo. Comercial
  • Informática
  • Agricultura. Pecuária. Ambiente
  • Expressão artística—belas-artes, moda, artesanato
  • Expressão artística—música, dança, representação
  • Forças armadas. Segurança. Proteção
  • Desporto
  • Turismo. Hotelaria. Restauração

O IPP-R encontra-se disponível para aplicação online (acesso ao perfil de resultados e ao relatório interpretativo do teste).

NORMAS

Amostra portuguesa: N (total)=808; adolescentes – 9º e o 12º anos de escolaridade.
A tipificação portuguesa do IPP-R utiliza a escala de Percentis e a escala típica de Eneatipos (estaninos).

Por ano escolar:
   – 9º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico

   – 12º ano do Ensino Secundário

Por género:
   – Sexo Feminino

   – Sexo Masculino

CORREÇÃO

CORREÇÃO ONLINE. A correção desta prova é feita na plataforma TP Online by Cegoc.

MATERIAL

O teste IPP-R (Interesses e Preferências Profissionais – Edição Revista) é constituído pelo seguinte material:

  • Manual Técnico (1);
  • Caderno de Aplicação (20);
  • Folha de Respostas (100 ou 25) e Código para 100 ou 25 cotações (correção online).

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