Logico Piccolo – Português

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O Logico PICCOLO foi especialmente concebido para alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo em conta a apropriação da utilização autónoma do material pelos próprios alunos. Deslocar os botões representa à partida uma ação com um grau de dificuldade considerável. Por outro lado, as fichas têm um grau de dificuldade progressivo, acompanhando o desenvolvimento gradual da criança no domínio da língua portuguesa.
Em formato ficheiro, estes materiais integram atividades muito úteis para: professores, terapeutas da fala, psicólogos e todos os profissionais com intervenção nesta área (pedagógica ou terapêutica).

Composto por 6 conjuntos de 16 fichas e 1 suporte.

  • VAMOS LER 1: Associar sons a letras; Identificar palavras começadas pela mesma letra; Reconhecer o número de sílabas; Associar imagens a palavras;
  • VAMOS LER 2: Juntar sílabas para formar palavras; Identificar palavras iniciadas pelo mesmo conjunto de letras; Formar palavras compostas; Inserir verbo ou grupo verbal em frases simples; Confirmar o sentido de frases;
  • LER MAIS E MELHOR 1: Completar frases com um nome; Associar frases a imagens; Reconstruir frases segmentadas; Completar frases com verbos; Ler pequenas adivinhas e encontrar a solução;
  • LER MAIS E MELHOR 2: Selecionar símbolos de acordo com o sentido das frases; Selecionar respostas para perguntas; Completar textos lacunares; Estabelecer correspondência entre perguntas e respostas; Ordenar frases para criar uma historia;
  • BRINCAR COM AS PALAVRAS 1 E 2: Exercícios gerais para reforçar a compreensão auditiva e visual da oralidade; Exercícios para correção ortográfica; Exercícios para uma discriminação correta de sons, como, por exemplo, exercícios em que o sentido de uma palavra muda pela simples troca de uma letra; Exercícios para reconhecimento da estrutura silábica das palavras.

Foram desenvolvidas as seguintes séries de LOGICO para a escrita:
• OUVE BEM E OLHA (estratégia alfabética);
• O QUE SE TEM DE SABER (nível ortográfico);
• CONSTRUIR COM AS PALAVRAS (prevalecimento de morfemas);
• PROCURAR AJUDA (utilização competente de meios de apoio a ortografia).

Os assim chamados casos difíceis de escrita que variam quantitativa e qualitativamente nos níveis 2, 3 e 4 são retomados constantemente em espiral. Sempre que os fenómenos linguísticos o permitiram, prestou-se especial atenção a:

  • Escolha realista do vocabulário;
  • Apresentação do vocabulário em situações linguísticas vivas (animadas);
  • Variedade de exercícios;
  • • Revisão de palavras escolhidas.
  • A série de exercícios LOGICO destinada a ortografia pode ser utilizada no caso geral de desenvolvimento da competência ortográfica, ou em casos específicos de problemas ortográficos. Estes exercícios são ideais para classes heterogéneas.

Os cartões podem ser incluídos na planificação semanal de aula, em atividades de tempos livres ou em aprendizagens pontuais. Os exercícios podem ser realizados individualmente, em trabalho de pares ou em grupo.

Versão Portuguesa: José Orlando Strech Ribeiro – Docente da Área de Línguas da Escola Superior de Educação de Lisboa. | Dimensões: 6 Títulos e 1 Suporte | Idade: 6-12 Anos | Consulte mais informações clicando aqui.

Qtd:

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