Workshop: Escola Inclusiva: Que Desafios? Dos Princípios às Práticas

75,00 

Lisboa (Parque das Nações) | 14 Julho 2018 (sábado) | 10-17 horas
Dr. Vítor Ochoa Martins 

O debate sobre o desenvolvimento de uma escola inclusiva é hoje um tema de interesse do domínio público, sendo consensual que a escola é o território de eleição no desenvolvimento de competências para a sociedade do conhecimento e para o exercício de uma cidadania ativa e democrática.
Criar condições para a efetivação de uma educação inclusiva no contexto organizativo e pedagógico das escolas impõe mudanças que estão previstas na revogação do Decreto-Lei nº3/2008 que se encontra em análise. Esta nova legislação tem como linha de orientação central a importância de cada escola conhecer as barreiras que cada aluno possa ter no acesso ao currículo e às aprendizagens, de modo a que seja possível eliminá-las e levar todos e cada um dos alunos ao limite das suas potencialidades. Esta reflexão junto à comunidade educativa sobre os desafios que são colocados à escola torna premente a valorização de novas abordagens para ensinar e aprender, de forma mais consciente, colaborativa, criativa e inclusiva.
O referido cenário leva-nos a procurar esclarecer e discutir com todos os intervenientes, diretos ou indiretos, da escola as mudanças que a legislação em análise trará e que se expressam em questões como: Quais as mudanças mais significativas em comparação com a atual legislação? Que impacto terão nas práticas educativas? Que princípios orientam a proposta legislativa em curso? Quais as medidas previstas de suporte à aprendizagem e à inclusão?
Estas são algumas das indagações que se espera serem alvo de reflexão por parte dos participantes, partilhando opiniões, anseios, receios e expectativas que nortearão o trabalho desenvolvido.

– VER FOLHETO –

OBJETIVOS

  • discutir os princípios que orientam a proposta de alteração legislativa ao Decreto-Lei nº 3/2008 e as suas implicações nas práticas educativas;
  • conhecer o enquadramento da Educação Inclusiva e as principais mudanças que a mesma implica;
  • proporcionar um momento de partilha e reflexão em torno dos conceitos nucleares para o desenvolvimento de uma Educação Inclusiva;
  • analisar a proposta de intervenção multinível e os seus principais significados;
  • compreender a relação existente entre o que Educação Inclusiva preconiza, a legislação já aprovada (Perfil do Aluno e Aprendizagens Essenciais) e as necessárias alterações ao nível das práticas pedagógicas.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Contextualização da Educação Inclusiva

  • Clarificação conceptual
  • Enquadramento legal:
    • Princípios orientadores;
    • Impacto nas práticas educativas;
    • Flexibilidade Curricular;
    • Perfil dos alunos e Aprendizagens Essenciais.

Intervenção Multinível

  • Características essenciais;
  • Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão;
  • Processo de Avaliação à Intervenção.

METODOLOGIA

Metodologia de cariz prático-reflexivo com:

  • Exposição teórica dos conteúdos programáticos;
  • Espaço de debate e reflexão participada em torno dos diferentes conteúdos programáticos.

FORMADOR

Vítor Ochoa Martins 

  • Doutorando em Ciências da Educação na especialidade de Formação de Professores e Supervisão;
  • Mestre em Educação Especial no domínio Cognitivo e Motor; 
  • Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa;
  • Formador nas áreas e domínios de Educação Especial, Didáticas Específicas e Sensibilização à Educação Especial com o registo CCPF/RFO35251/15;
  • Atualmente a trabalhar na área da Educação Especial no Agrupamento de Escolas Emídio Navarro.

DESTINATÁRIOS

  • Profissionais das áreas da Saúde ou da Educação;
  • Estudantes de cursos das áreas da Saúde ou da Educação;
  • Pais e Encarregados de Educação.

PREÇO DE INSCRIÇÃO

Até 09 Julho 2018 – 75 €;   Após 09 Julho 2018 – 100 €

Pagamento:
Transferência bancária. O nosso NIB é 0010 0000 3333 5050 0012 2. Solicitamos que envie o comprovativo (pode ser por email);
Cheque emitido à ordem de Oficina Didáctica e enviado juntamente com a ficha de inscrição.  

Caso a inscrição não seja aceite, os valores pagos serão integralmente devolvidos.   

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