Workshop: “Números, Frações e Operações no 1º Ciclo – Método de Singapura”

75,00 

Lisboa (Parque das Nações) | 24 Fev. 2018 (sábado) | 10 – 17 horas – ESGOTADO

Doutor Carlos Pereira dos Santos

Os algoritmos das operações aritméticas fundamentais são sequências finitas de passos, para serem executadas de forma mecânica. As crianças podem aprendê-los de forma puramente procedimental. Isto é, as crianças podem aprender a executar os algoritmos ao nível do saber fazer, sem ter a mínima compreensão sobre a base concetual que os sustenta. Um dos objetivos desta ação de formação é a análise dessa base concetual – devemos querer que as crianças saibam fazer e compreendam o que fazem. Também serão analisados alguns materiais estruturados especialmente indicados para o ensino dos algoritmos.
As frações são um dos temas mais delicados no que diz respeito ao ensino da matemática inicial. Os múltiplos contextos em que aparecem, a operatória que envolvem, o faseamento cuidado que exigem, são algumas das muitas causas para essa dificuldade. Este tema deve ser tratado ao longo dos vários ciclos de escolaridade, desde o 1.º ciclo, até ao secundário. Um segundo objetivo desta ação de formação é a análise da base concetual subjacente a esta temática.

– VER FOLHETO –

Esgotado

REF: FNFO Categorias: , ,

OBJETIVOS

  • analisar a base conceptual subjacente a todos os algoritmos trabalhados no 1º ciclo do ensino básico;
  • aprofundar conhecimentos sobre a utilização de materiais estruturados especialmente indicados para o ensino dos algoritmos;
  • analisar a base conceptual subjacente às frações, nomeadamente a parte que é trabalhada no 1º ciclo do ensino básico.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

  1. Fase Pré-Algoritmos
  • Cardinal/ordinal;
  • Separações/somas/subtrações-Todo até 10;
  • Noção de ordem numérica.
  1. Fase Pós-Algoritmos
  • Algoritmo da adição: com/sem composição;
  • Algoritmo da subtração: com/sem decomposição;
  • Algoritmo da subtração por compensação;
  • Utilização de materiais estruturados;
  • Algoritmo da multiplicação:
  • multiplicador/multiplicando;
  • multiplicador com um algarismo;
  • multiplicador com mais de um algarismo
  • Algoritmo da divisão:
    • divisor com um algarismo, resto igual a zero;
    • divisão inteira, divisor com um algarismo, resto diferente de zero;
    • divisor com mais de um algarismo.
  • Algoritmos envolvendo números com vírgula
  1. Frações
  • O que é uma fração? Fração como relação todo-partes;
  • Representações distintas da mesma quantidade: frações equivalentes;
  • Mesma natureza e mesmo denominador: adição e subtração de frações;
  • Fração como multiplicador e multiplicando: multiplicação de frações;
  • Quantas unidades há numa fração? Numerais mistos;
  • Relação das frações com o sistema decimal posicional.

FORMADOR

Doutor Carlos Pereira dos Santos

  • Licenciatura, mestrado e doutoramento em matemática;
  • Larga experiência de docência na área da educação matemática (inicial);
  • Experiência de campo relacionada com a implementação do método de Singapura para o ensino da matemática inicial em instituições de ensino portuguesas;
  • Larga experiência na área de formação de professores (todos os níveis de ensino);
  • Investigador na área da teoria de jogos combinatórios;
  • Interesses nas áreas de matemática recreativa e divulgação matemática;
  • Diretor da Associação Ludus;
  • Autor de vários livros.

METODOLOGIA

  • A componente teórica, suportada por meios audiovisuais e exemplos práticos, envolverá metodologias expositivas e de reflexão;
  • A componente prática fará recurso à experimentação e reflexão sobre atividades propostas.

DESTINATÁRIOS

  • Professores do 1º ciclo de escolaridade e outros profissionais interessados na temática;
  • Pais e Encarregados de Educação.

Tem dúvidas sobre o produto?

Saber mais
0

Carrinho