Workshop: PEDAGOGIA WALDORF – Aprender a Ser

75,00 

Lisboa (Parque das Nações) | 19 Maio 2018 (sábado) | 10-17:30 horas
Ana Abreu (Educadora Waldorf) | Michael Motteram (Escultor)

A Pedagogia Waldorf nasce na sequência do movimento cultural criado por Rudolf Steiner no início do séc. XX, chamado Antroposofia, que significa “a sabedoria do homem enquanto ser composto por corpo, alma e espírito”. Em Setembro de 1919 nasce a primeira escola Waldorf, uma escola livre, de autogestão, que aceita crianças de todos os estratos sociais e se inspira nas três máximas da revolução francesa: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. A Pedagogia Waldorf procura passar o conhecimento às crianças, primeiro através da experiência, da sensorialidade e só depois através do conceito, da abstração.
Os seus objetivos são: dar liberdade; criar entusiasmo, encanto e reverência pela aprendizagem; respeitar a criança como ser pensante e artístico e mais tarde, atuante; dar tempo e espaço suficientes para aprender sem competição e sem pressas. A Pedagogia Waldorf permite proteger a infância para que esta possa ser plenamente vivida e respeitar cada criança como indivíduo, ajudando-o a desenvolver as suas capacidades únicas e a encontrar formas de se integrar e participar numa sociedade saudável.
A Pedagogia Waldorf é considerada o maior movimento pedagógico independente do mundo. Existem atualmente mais de 1090 escolas livres espalhadas por mais de 60 países. Em muitos países como por exemplo Austrália, Canadá, Dinamarca, Holanda, Rússia, Suécia, estas escolas são subsidiadas pelo próprio Estado e mais de 1850 jardins de Infancia em pelo menos 70 países. As escolas Waldorf trabalham com um curriculum base estabelecido por Rudolf Steiner, e desenvolvido através de boas práticas pedagógicas. O curriculum é internacional e tem sido adaptado com sucesso a uma grande variedade de contextos culturais e sociais em todo o mundo. A abordagem multicultural, o amor à diversidade e uma forte consciência global, fazem com que este método pedagógico tenha obtido o reconhecimento da UNESCO.

– VER FOLHETO –

OBJETIVOS

  • Sensibilizar os participantes para a abordagem pedagógica Waldorf e do seu contributo para a formação integral do ser humano.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

  • Origens e história da Pedagogia Waldorf;
  • Descrição dos princípios básicos que visam desenvolver uma educação social, holística e colaborativa;
  • Visão do Homem (antropologia) e das leis de desenvolvimento humano em geral e infantil em particular e de como isto e refletido no curriculum e prática pedagógica;
  • Apresentação de alguns exemplos da didática;
  • Exercício artístico e de observação.

FORMADOR

Ana AbreuEducadora Waldorf

  • 1974-77 Frequência do ISPA;
  • 1981-83 Curso de Jardineira de Infância Waldorf no Emerson College eWynstones School (UK);
  • 1983-84 Leciona PedagogiaWaldorf no Michael Hall;
  • 1984-91 Inicia e leciona Pedagogia Waldorf no Jardim de Infância São Jorge (Lisboa);
  • 1991-94 Curso de Terapia Artística na Tobias School of Art (UK);
  • 1994-97 Curso de formação em Biografia Humana (Brasil);
  • Trabalha na Artemísia como terapeuta artística e coordenadora de cursos Biográficos; Professora em vários cursos de formação em pedagogia Waldorf no Brasil;
  • 1999 Co-fundadora do Curso de Formação em Pedagogia Waldorf onde ainda hoje leciona;
  • 2000-06 Directora Pedagógica e educadora no Jardim de Infância S. Jorge (Lisboa);
  • 2004 Co-fundadora LAZZARUS Iniciativas culturais;
  • 2004-06 Coordenadora com Brien Masters do curso para educadoras de Infância Waldorf em La Gomera;
  • 2008-12 Coordenadora de uma unidade pedagogico-terapeutica em Nutley Hall (UK);
  • 2008-17 Professora, tutora e assessora no London Early Years Teacher Training course, London;
  • 2013-2017 Shared Lives Provider para jovens com necessidade especiais.

 Michael Motteram Escultor

  • 1981-82 Foundation Year em estudos Antroposóficos, no Emerson College (UK);
  • 1982-86 Trabalho em comunidade terapêutica para deficientes, diversas atividades artísticas;
  • 1986-89 Formação em escultura, no Emerson College (UK);
  • 1990-96 Trabalho em comunidade terapêutica na Alemanha, tendo criado um Estúdio para escultura;
  • 1996-03 Co-fundador de uma comunidade terapêutica em Itália e duma formação de terapia social. Cria um segundo Estúdio onde desenvolve diversas atividades artísticas;
  • 2004 Em Portugal, trabalha como escultor. Monta o terceiro Estúdio onde dá cursos de escultura e modelagem;
  • 2008-13 Coordenador artístico e leader de workshop artístico em Nutley Hall, comunidade de pedagogia curativa, UK;
  • 2013-17 Shared Lives Provider para jovens com necessidade especiais.

 

DESTINATÁRIOS

  • Profissionais das áreas da Saúde ou da Educação;
  • Estudantes de cursos das áreas da Saúde ou da Educação;
  • Pais e Encarregados de Educação.

PREÇO DE INSCRIÇÃO

Até 12 Maio 2018 – 75 €;   Após 12 Maio 2018 – 100 €

Pagamento:
Transferência bancária. O nosso NIB é 0010 0000 3333 5050 0012 2. Solicitamos que envie o comprovativo (pode ser por email);
Cheque emitido à ordem de Oficina Didáctica e enviado juntamente com a ficha de inscrição.  

Caso a inscrição não seja aceite, os valores pagos serão integralmente devolvidos.   

Tem dúvidas sobre o produto?

Saber mais
0

Carrinho