Workshop: “Resolução de Problemas de Matemática no 1º Ciclo – Método de Singapura”

75,00 

  • Lisboa (Parque das Nações) | 30 Set. 2017 (sábado)
  • Doutor Carlos Pereira dos Santos

A resolução de problemas é uma prática essencial, qualquer que seja a estratégia didática usada para o ensino da matemática inicial. Há países que têm longa tradição de utilização de problemas de palavras, como é o caso do cotadíssimo Singapore Math. Há problemas puramente aritméticos, há problemas de índole processual, há problemas geométricos. Se forem bem escolhidos, a criança pode aperfeiçoar a sua forma de pensar e habituar-se a esquematizar situações. Este workshop incide sobre a análise destas temáticas, sendo direcionado para o trabalho quotidiano do professor.

– VER FOLHETO –

Categorias: ,

OBJETIVOS

  • trabalhar a prática de problemas de palavras, utilizando o modelo das barras;
  • analisar algumas categorizações importantes relativas à resolução de problemas;
  • analisar vários tipos de estratégias presentes na resolução de problemas.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

  1. Problemas Aritméticos
  • Contextos operatórios;
  • Esquematização de problemas através do método das barras;
  • Classificação de problemas aritméticos;
  • Exemplos e prática. 
  1. Problemas Processuais e Geométricos
  • Números e operações – o caminho dos algoritmos (articulação com a utilização de materiais estruturados);
  • Classificação de problemas processuais e geométricos quanto às estratégias;
  • Exemplos e prática.

FORMADOR

Doutor Carlos Pereira dos Santos

  • Licenciatura, mestrado e doutoramento em matemática;
  • Larga experiência de docência na área da educação matemática (inicial);
  • Experiência de campo relacionada com a implementação do método de Singapura para o ensino da matemática inicial em instituições de ensino portuguesas;
  • Larga experiência na área de formação de professores (todos os níveis de ensino);
  • Investigador na área da teoria de jogos combinatórios;
  • Interesses nas áreas de matemática recreativa e divulgação matemática;
  • Diretor da Associação Ludus;
  • Autor de vários livros.

METODOLOGIA

  • A componente teórica, suportada por meios audiovisuais e exemplos práticos, envolverá metodologias expositivas e de reflexão;
  • A componente prática fará recurso à experimentação e reflexão sobre atividades propostas.

DESTINATÁRIOS

  • Professores do 1º ciclo de escolaridade e outros profissionais interessados na temática;
  • Pais e Encarregados de Educação.
0

Carrinho