Aprender é Para Todos!
22,20 €
46 Ferramentas Cognitivas Explicadas para Jovens com Necessidades Educativas Especiais
Este livro conta o percurso do Francisco, um jovem estudante com Trissomia 21, que um dia perguntou se não podia tirar um curso superior. A pergunta inquietou os pais que não tinham sequer considerado essa possibilidade, mas que se uniram na conceção e na aplicação das ferramentas cognitivas certas para o Francisco aprender e dominar o conhecimento. O Francisco entrou num curso superior, onde tem tido um percurso de aprendizagem de mérito!
A presente obra apresenta um conjunto de ferramentas cognitivas que, ao serem aplicadas desde cedo na prática educativa, podem contribuir para a tão desejada escola inclusiva de uma forma muito simples.
Escrito na primeira pessoa, este manual reúne o conhecimento científico com a experiência adquirida e testada no processo de apoio direto a um aluno com necessidades humanas de apoio cognitivo, demonstrando que jovens com deficiência poderão desenvolver o seu potencial de aprendizagem e adquirir autonomia e uma vida independente, sendo úteis à sociedade, terem uma profissão e ganhar o seu próprio salário, sem depender, como ainda é costume, dos rendimentos da família ou de apoios.
Em suma, um livro que se constitui como um valioso contributo para a problemática da deficiência cognitiva e que servirá de referência e fonte de informação para as instituições de ensino e famílias confrontadas com o mesmo tipo de desafio, pois aprender é para todos!
Conteúdos
Mitos e estereótipos | Conhecer melhor o aluno | Ambientes de aprendizagem | Ferramentas (tecnologias) cognitivas | Construir ferramentas cognitivas (p. ex.: Árvores de decisão | Guião | Tutorial | Como fazer | Resumo | Lista focada | Matriz de memória | Conhecimento que possui | Parafrasear | Soluções documentadas | Fazer e dizer | Matriz de características | Notas dialéticas com foco | Memorando |Resumo numa frase | Mapa conceptual | Artigo ou prospeto | Portfólio anotado ou Trabalho criativo | Diálogo simulado).
Nº Págs: 160 | Consulte o Índice clicando aqui.
Autores: Francisco M. Vicente – Jovem estudante do ensino superior com necessidades de apoio cognitivo, frequenta a licenciatura em Design e Produção Gráfica, sendo Graduado com o Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) de Desenvolvimento de Produtos Multimédia e Sérgio C. Vicente – Pai de um jovem estudante com necessidades de apoio cognitivo, Coach de pessoas com necessidades de apoio cognitivo e seus familiares, e de assistentes pessoais. Trabalha como gestor, sendo doutorando em Gestão de Empresas, mestre em Administração e Políticas Públicas e licenciado em Gestão e Administração Pública.