AVE – Agressão e Violência Escolar

166,10 391,40 

O questionário AVE vem facilitar aos profissionais de saúde, que intervêm nas escolas, a identificação das vítimas de violência perpetrada pelos pares, dando uma enorme contribuição para todas as escolas que desejem implementar e desenvolver programas eficazes de combate à violência escolar.

Limpar

FICHA TÉCNICA

  • Versão: Portuguesa
  • Autor: Iñaki PiñuelAraceli Oñate (Versão portuguesa Patrícia Gouveia e Lara Neves)
  • População: Crianças e Jovens
  • Idades: 7 aos 19 anos
  • Aplicação: Individual ou em Grupo
  • Duração: 30 min. aprox.

DESCRIÇÃO

O questionário AVE vem facilitar aos profissionais de saúde, que intervêm nas escolas, a identificação das vítimas de violência perpetrada pelos pares, dando uma enorme contribuição para todas as escolas que desejem implementar e desenvolver programas eficazes de combate à violência escolar.

O AVE permite avaliar os diferentes tipos de vitimização (direta e indireta), tipos específicos de comportamentos agressivos (p. e., Manipulação Social – comportamentos de agressão e violência escolar que pretendem distorcer a imagem social do sujeito; p.e., “Criticam tudo o que faço”), a sua frequência e intensidade/severidade (que permite ter uma ideia global acerca da situação concreta de agressão que o sujeito vivencia), sem descorar o impacto emocional que estes comportamentos infligem.
O AVE divide-se em 2 partes. A primeira parte contém 50 itens, que representam situações de violência ou de agressão que podem ocorrer na escola, às quais o sujeito indica com que frequência cada uma das situações já aconteceu. A segunda parte é constituída por 44 itens que avaliam a presença de oito grupos de sintomas: ansiedade (Ans), stress pós-traumático (Spt), distimia (Dis), baixa autoestima (Aut), flashbacks (Flb), somatização (Som), autoimagem negativa (Neg) e autodesprezo (Des).

O AVE Permite obter os seguintes resultados:

  • 2 Índices Globais
    • Índice global de intimidação
    • Intensidade da intimidação
  • 7 Escalas de Agressão e Violência Escolar (tipos específicos de comportamentos agressivos)
    • Manipulação Social
    • Assédio
    • Exclusão/ Isolamento Social
    • Coação
    • Intimidação
    • Ameaça
    • Agressividade
  • 4 Tipos de Vitimização
    • Vitimização Direta
    • Vitimização Direta Reativa
    • Vitimização Relacional
    • Vitimização Relacional Reativa

Inclui, ainda, uma escala de validade que mede a tendência do sujeito para se contradizer.

NORMAS

Amostra portuguesa: N (total)=2764; crianças e adolescentes com idade compreendida entre os 7 e os 19 anos.

Os resultados do sujeito são associados a um dos quatro grupos de agressão e violência escolar (normal, clínico, AVE inicial e AVE com patologia). Este último, corresponde ao grupo de maior risco, onde se incluem as vítimas de bullying.

A tipificação portuguesa permite obter a seguinte informação:

  • resultados padronizados por escolaridade e género.

CORREÇÃO

CORREÇÃO ONLINE. A correção desta prova é feita na plataforma TP Online by Cegoc. Se ainda não tiver adquirido esta licença, deverá incluí-la na encomenda desta prova. Para mais informações, na opção “Licenças e Correção de Testes”.

MATERIAL

O questionário AVE é constituído pelo seguinte material:

  • Manual Técnico (1);
  • Folha de Respostas (100 ou 25)
  • Código para 100 ou 25 cotações (correção online).
1

Your Cart