BAFEC – Bateria de Avaliação de Funções Executivas em Crianças

120,00 

Instrumento completo de avaliação das Funções Executivas que permite situar a criança em diferentes níveis progressivos de complexidade, quer em dimensões cognitivas (Fluência Verbal, Atenção, Memória, Planeamento) quer em dimensões emocionais (Teoria da Mente, Compreensão da Ironia, Tomada de Decisão com Base em Informação Emocional).

Kit Completo. Preço inclui 6% de IVA.

Qtd:
REF: 942066 Categorias: , Etiqueta:

FICHA TÉCNICA

  • Versão: Portuguesa
  • Autor: Isabel Magno, PhD
  • População: Crianças
  • Idades: Dos 6 aos 10 Anos
  • Aplicação: Individual
  • Duração: Variável

DESCRIÇÃO

Instrumento completo de avaliação das Funções Executivas que permite situar a criança em diferentes níveis progressivos de complexidade, quer em dimensões cognitivas (Fluência Verbal, Atenção, Memória, Planeamento) quer em dimensões emocionais (Teoria da Mente, Compreensão da Ironia, Tomada de Decisão com Base em Informação Emocional). Permite ainda avaliar a interação entre as Funções Executivas cognitivas e emocionais na produção de uma conduta competente (Direcionamento, Flexibilidade).

A BAFEC procura enfatizar os aspetos mais recentes da investigação na área das Funções Executivas (e.g. Hongwanishkul, Happaney, Lee, & Zelazo, 2005), integrando, nos seus objetivos de avaliação, a vertente das Funções Executivas quentes ou emocionais. Apresenta um novo paradigma de integração entre funções executivas quentes e frias, permitindo obter uma terceira dimensão de Funções Executivas, resultante da interação ou potenciação mútua entre Funções Executivas cognitivas e emocionais.

Do ponto de vista teórico, a sua construção teve por base a Teoria da Complexidade Cognitiva e Controlo (Zelazo, Frye, & Rapus, 1996), e segundo a qual a evolução das Funções Executivas em crianças assenta na progressiva capacidade de utilização simultânea de um número crescente de regras ou condições. Este tipo de construção permite avaliar a criança por níveis de complexidade em diferentes dimensões quentes e frias das Funções Executivas. O instrumento é apresentado à criança como uma história que contém jogos, tendo o formato de um pequeno livro, tornando-a de fácil aplicação com ótimos resultados. O seu design obedece aos seguintes critérios:

  • Estímulos atrativos apresentados em grande-plano, com saliência para a criança, sobre um fundo anódino;
  • Estímulos relacionados com os interesses e preferências das crianças, como animais coloridos e tesouros;
  • Animais com expressão alegre e por vezes com a cabeça ligeiramente voltada para o lado, sugerindo interação positiva com os outros personagens;
  • Estímulos coloridos e com contornos acentuadamente diferentes entre si, suscitando diferenciação visual – Utilização de jogos com efeitos visuais de preto / branco e de azul / vermelho, dispostos num “caminho”, incitando a criança a uma utilização intuitiva;
  • Inclusão de provas com formato de banda-desenhada;
  • Utilização da cor como variável do próprio processo de avaliação em algumas das provas.

MATERIAL

A BAFEC é composta pelo seguinte material:

  • Livro da criança;
  • Manual do Examinador;
  • Folha de Registo e Cotação;
  • Folha do Jogo I;
  • Folha dos Jogos II e III;
  • Folha do Jogo IV.