DISLEXIA – Teoria, Avaliação e Intervenção

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A aprendizagem da leitura é uma competência complexa, que requer a conversão de grafemas nos fonemas correspondentes, envolvendo um adequado funcionamento de diversas funções neurocognitivas e a ativação de diferentes substratos neuronais. Para as crianças com Dislexia esta aprendizagem é particularmente difícil, morosa e, muitas vezes, frustrante, provocando um crescente desinteresse pelo processo geral da aprendizagem e um risco acrescido de insucesso escolar. A Dislexia é uma Perturbação do Neurodesenvolvimento de origem multifatorial (e.g., genética, neurofuncional, neurocognitiva), que conduz a dificuldades na descodificação de palavras, na fluência leitora, no reconhecimento global da palavra e na competência ortográfica.
Este livro reúne um conjunto articulado de capítulos que aborda os diversos modelos conceptuais, a natureza neurobiológica, o perfil endofenótipo tipicamente encontrado nas crianças disléxicas, as alterações nos processos leitores e ortográficos, bem como as questões em torno da avaliação e dos modelos de intervenção reeducativa. Dada a especificidade das temáticas abordadas e a importância de melhor compreender os fatores implicados na aprendizagem da leitura e na Dislexia, esta obra constitui-se como um recurso indispensável a psicólogos, professores, terapeutas da fala, médicos, sendo útil também para pais e outros técnicos de saúde e educação.

Conteúdos Abordados: Alexia Adquirida e bases neurobiológicas; Aprendizagem da leitura; Processamento fonológico; Avaliação psicológica; Instrumentos de avaliação da leitura; Dislexia em adolescentes e adultos; Intervenção na Dislexia.

Nº Págs: 344 | Dimensões: 16,7 x 24 cm | Consulte o Índice e faça pré leitura clicando aqui.

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REF: 978-989-693-077-6 Categorias: , , , Etiqueta:

COORDENADORES

  • OCTÁVIO MOURA Psicólogo. Doutorado em Neuropsicologia pela FPCEUC. Mestre em Consulta Psicológica Familiar pela FPCEUP. Investigador Doutorado Integrado do grupo de investigação NAAP do CINEICC da FPCEUC. Membro do PsyAssessmentLab da FPCEUC. Membro da rede de investigação European Literacy Network. Revisor e autor de diversos artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais nas áreas da Dislexia, Perturbações do Neurodesenvolvimento, Avaliação Neuropsicológica, entre outras.
  • MARCELINO PEREIRA Professor Associado da FPCEUC. Doutorado em Psicologia da Reabilitação. Os seus interesses de investigação e docência centram-se nas áreas da Psicologia da Reabilitação, Educação Especial, Perturbações do Neurodesenvolvimento, Avaliação Psicológica e Neuropsicológica, orientadas sobretudo por dois grandes eixos temáticos: (i) Perturbação da Aprendizagem Específica com Défice na Leitura (Dislexia de Desenvolvimento); (ii) Crianças com Características de Sobredotação e Talento. Nesses domínios, os Estudos Longitudinais, os Perfis Neuropsicológicos e os Marcadores Precoces do Desenvolvimento Atípico são as temáticas que mais tem investigado. Integra a equipa do PsyAssessmentLab da FPCEUC. Membro do grupo de investigação NAAP do CINEICC da FPCEUC, unidade de investigação da FCT.
  • MÁRIO R. SIMÕES Psicólogo, doutorado em Avaliação Psicológica e Professor Catedrático da FPCEUC. Coordenador do Programa de Doutoramento em Neuropsicologia da FPCEUC e do grupo de investigação NAAP do CINEICC da FPCEUC. Diretor do PsyAssessmentLab da FPCEUC. Investigador Responsável por projetos de investigação com financiamento externo (FCT, FCG, BIAL) envolvendo a adaptação, desenvolvimento e validação de testes (neuro)psicológicos para a população portuguesa. Autor/coautor de publicações nacionais e internacionais nos domínios da Adaptação/Validação de Instrumentos de Avaliação (Neuro)Psicológica e de Relatórios Psicológicos.

AUTORES

  • Alexandra Reis (Professora Associada com Agregação na Universidade do Algarve);
  • Ana Camacho (Doutoranda na Universidade do Porto)
  • Ana Paula Vale (Professora na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro);
  • Ana Sucena (Professora na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto);
  • Anabela Carvalho (Docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu);
  • Cristina Martins (Professora Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra);
  • Cristina P. Albuquerque (Professora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra);
  • Isabel Festas (Professora Catedrática da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra);
  • Isabel Pavão Martins (Professora Associada com Agregação da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa);
  • Joana Moreno (Mestre em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra);
  • Luís Faísca (Professor Associado na Universidade do Algarve);
  • Paula Teles (Coordenadora da equipa de psicólogos da Clínica de Dislexia Dr.ª Paula Teles);
  • Rui A. Alves (Professor Auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto);
  • São Luís Castro (Diretora do Centro de Psicologia da Universidade do Porto e Professora Catedrática na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto);
  • Susana Araújo (Investigadora Auxiliar na Universidade de Lisboa).