Educação Inclusiva e Necessidades Especiais

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Que devo fazer quando tenho um aluno com necessidades especiais (NE) na minha sala de aulas? Como me certifico se estou a usar as estratégias mais eficazes para responder às suas necessidades? Será que a legislação configura as orientações que me permitem obter melhores resultados para este aluno?
Estas e outras questões são as que todos aqueles que lidam com alunos com NE devem colocar. A educação dos alunos com NE está em constante mudança, fazendo com que os envolvidos no seu processo educativo necessitem de perceber e validar esse processo para que lhes seja possível prover uma educação de qualidade que faça com que estes alunos possam vir a experimentar sucesso, académico e socioemocional. 

Temas:

  • Educação Inclusiva e Educação Especial: Sim ao Bom Senso, Não ao Extermismo – Luís de Miranda Correia
  • Nomear e Manter: Dois Requisitos Básicos para a Educação Especial Viável e Vibrante‘ – James M. Kauffman & Dimitris Anastasiou
  • Papel das Funções Executivas no Sucesso dos Alunos com Dificuldades de Aprendizagem e de Atenção: Uma Abordagem Neuropsicopedagógica – Vítor da Fonseca
  • Perturbação Disruptiva, do Controlo dos Impulsos e de Conduta – Gina Tomé & Margarida Gaspar de Matos
  • Duas Estratégias que tornam o Ensino em Grupo mais Eficiente (e Divertido) para todos os Alunos – William L. Heward
  • Alunos com Dificuldades Intelectuais na Sala de Aula: Que Educação? – Sofia Santos
  • A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção‘ – José Boavida Fernandes

OrganizadorLuís de Miranda Correia. Psicólogo e Professor Catedrático Emérito da Universidade do Minho, onde foi coordenador da área de Educação Especial e diretor do Departamento de Ciências de Educação da Criança do Instituto de Estudos da Criança e do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial do Instituto de Educação.

Nº de Págs: 140

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