Educação Inclusiva – Ferramentas de Suporte ao DL 54/2018: Que Desafios?

75,00 

Lisboa (Parque das Nações) | 30 Mai. 2020 (sábado) | 10-17 h | Dr. Vítor Ochoa Maia

Decorridos quase dois anos da publicação do Decreto-Lei nº 54/2018, duas ideias parecem continuar a ganhar consistência, que o caminho que agora se está a construir é necessário, mas que tem colocado enormes desafios a todos os envolvidos no seu desenvolvimento. Neste sentido, as mudanças, no contexto organizativo e pedagógico, que esta nova legislação trouxe às escolas tiveram expressão, entre outros aspetos, na documentação de suporte e apoio à implementação da mesma que foi necessário pensar, construir, aplicar e avaliar. Acresce a esta realidade os diferentes entendimentos que os diversos atores das escolas têm sobre os principais conceitos (e.g., medidas de intervenção) implicados no novo DL, o que pode tornar mais díspar o modo como cada escola atua e criar a sensação de que tudo é possível e aceitável.
É neste contexto que uma reflexão junto da comunidade educativa, sobre os aspetos documentais que este DL pressupõe, parece fazer todo o sentido. Que princípios orientam o Decreto-Lei nº 54/2018 de 6 de julho? Quais as medidas previstas de suporte à aprendizagem e à inclusão? Qual a documentação exigida? Que aspetos devem nela constar? Quem faz o quê e como? Estas são algumas das interrogações que se espera serem alvo de reflexão por parte dos participantes, partilhando opiniões, anseios, receios e expectativas que nortearão o trabalho desenvolvido.

– Ver Folheto pdf –

OBJETIVOS

  • Contextualizar a Educação Inclusiva;
  • Relembrar os principais conceitos que orientam o Decreto-Lei nº 54/2018 de 6 de julho;
  • Conhecer a proposta de intervenção multinível e os seus principais significados;
  • Analisar criticamente a principal documentação de suporte à intervenção multinível.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

A. Contextualização da Educação Inclusiva

  • Clarificação conceptual
  • Enquadramento legal: DL 54/2018.

B. Intervenção Multinível

  • Características essenciais;
  • Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão;
  • Processo de Avaliação à Intervenção.

C. Documentação de suporte à Intervenção Multinível

  • Identificação de alunos com dificuldades de aprendizagem;
  • Relatório Técnico-Pedagógico (RTP);
  • Programa Educativo Individual (PEI);
  • Plano Individual de Transição (PIT).

METODOLOGIA

Metodologia de cariz prático-reflexivo com:

  • Exposição teórica dos conteúdos programáticos;
  • Espaço de debate e reflexão participada em torno dos diferentes conteúdos programáticos.

FORMADOR

Dr. Vítor Ochoa Maia

  • Doutorando em Ciências da Educação na especialidade de Formação de Professores e Supervisão;
  • Mestre em Educação Especial no domínio Cognitivo e Motor;
  • Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa;
  • Formador nas áreas e domínios de Educação Especial, Didáticas Específicas e Sensibilização à Educação Especial com o registo CCPF/RFO35251/15;
  • Atualmente a trabalhar na área da Educação Especial e Filosofia no Agrupamento de Escolas Daniel Sampaio.

DESTINATÁRIOS

  • Profissionais das áreas da Saúde ou da Educação;
  • Estudantes de cursos das áreas da Saúde ou da Educação;
  • Pais e Encarregados de Educação.

PREÇO DE INSCRIÇÃO

Até 25 Maio 2020 – 75 €;   Após 25 Maio 2020 – 100 €

Pagamento:
– Transferência bancária. O nosso NIB é 0010 0000 3333 5050 0012 2. Solicitamos que envie o comprovativo (pode ser por email);
– Cheque emitido à ordem de Oficina Didáctica e enviado juntamente com a ficha de inscrição.  

Caso a inscrição não seja aceite, os valores pagos serão integralmente devolvidos.   

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