Pensamento Crítico e Criativo – 100 Fichas para Trabalhar na Sala de Aula

23,32 

Um livro de atividades para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário promoverem o pensamento crítico e criativo dos seus alunos.
Os desafios globais do século XXI colocam o pensamento crítico e criativo no centro das sociedades modernas, exigindo às instituições educativas que preparem cidadãos e pensadores ativos. Aquele que não consegue pensar crítica e criativamente pode não ser capaz de resolver um simples problema do dia a dia, posicionar-se no mundo do trabalho ou contribuir para o avanço da sociedade.
Desta forma, é crucial desenvolver estas competências nos alunos, desde tenra idade, para os preparar para o futuro que os aguarda, ensinando-os a pensar por si mesmos, mas não sozinhos, a estarem recetivos às ideias dos outros, a serem capazes de as avaliar e, após as analisarem, construírem as suas próprias ideias.
Seguindo as orientações do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e das Aprendizagens Essenciais, este livro aborda as várias competências do Pensamento Crítico e Criativo: Observar; Interpretar; Analisar; Argumentar; Criar; e Tomar decisões.
Com 100 fichas de trabalho, agrupadas em 35 atividades, este é um instrumento de trabalho essencial em qualquer sala de aula, promovendo uma aquisição progressiva das competências de pensamento crítico e criativo em todos os níveis de ensino e disciplinas.

Nº Págs: 240 | Consulte o Índice e algumas páginas clicando aqui.

Qtd:

AUTORES

  • JOSÉ PINTO LOPES – Professor Associado em Psicologia da Aprendizagem e da Educação no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), onde é responsável pela formação inicial, contínua e pós-graduada de professores e de psicólogos. É autor de vários livros nas áreas da Psicologia e da Educação.
  • HELENA SANTOS SILVA – Professora Associada em Didática do Ensino das Ciências Sociais Naturais no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), onde desenvolve a sua atividade profissional no âmbito da formação inicial, contínua e pós-graduada de professores. É autora de livros de Educação.

CONTEÚDOS ABORDADOS

  • Competências necessárias para o Pensamento Crítico e Criativo;
  • Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória;
  • Estratégias de ensino e de Aprendizagem Cooperativa; 
  • Técnicas de avaliação formativa;
  • Descritores de desempenho.

DESTAQUES

  • 100 Fichas para todos os níveis de ensino | Métodos de Aprendizagem Cooperativa | Técnicas de avaliação formativa | Grelhas de (auto)avaliação | Glossário com definição dos conceitos | Soluções das fichas de trabalho.

Também pode gostar…