SEMPRE A (RE)ESCREVER: Caligrafia, Erro, Construção e Revisão Textuais

75,00 

Percursos de avaliação, Trabalho e Remediação em Contexto Escolar

Lisboa (Parque das Nações) | 23 Nov. 2019 (sábado) | 10-17:00 h | Dra. Liliana F. Verde

Mais do que nunca, hoje, é indispensável dominar bem a escrita. É através dela que todo o cidadão tem acesso à maior parte da informação, mas também é através dela que se expõe. No contexto escolar, em particular, é através da escrita que os alunos acedem ao conhecimento e organizam o pensamento, daí a importância de trabalhar o texto desde cedo.
Quem não sente dificuldades em ajudar a aprender a escrever? Que estratégias podem ajudar a evoluir na escrita, em contexto de sala de aula, ao longo da escolaridade? As cópias, os ditados e as redações chegam para trabalhar a escrita? Que estratégias diferenciadas pode um professor usar para que os seus alunos aprendam a escrever? Estas são algumas das perguntas que professores e outros educadores colocam a si mesmos, hoje, perante as múltiplas dificuldades que os alunos vão evidenciando no domínio da escrita, em língua portuguesa.
Atualmente, ensinar a escrever requer uma dinâmica diferente, envolvendo a pessoa do aluno e avaliando os seus pontos fracos e fortes. É importante, não somente traçar metas de aprendizagem, mas saber orientar o processo da escrita e apresentar estratégias diversas para a reescrita de texto.
A formação Sempre a (Re)Escrever sugere estratégias de ensino-aprendizagem da escrita, dos diversos tipos de erro, em contexto de sala de aula e em trabalho autónomo, destinando-se a todos os que auxiliam e orientam a aprendizagem dos alunos.

– Ver Folheto pdf –

OBJETIVOS

  • Compreender a importância da competência linguística no desenvolvimento da criança e do jovem estudante;
  • Desenvolver estratégias de desenvolvimento e enriquecimento linguístico;
  • Apreender conceções e objetivos da pedagogia do erro como suporte do trabalho pedagógico em contexto de sala de aula e/ou em apoio ao aluno;
  • Desenvolver estratégias de reeducação do traçado caligráfico;
  • Compreender o erro (macro e microestrutura); Desenvolver estratégias de correção do erro (ortográfico, sintático, etc.); Apreender regras e mnemónicas dos casos gerais do uso da acentuação e da pontuação (vírgula), em Português;
  • Trabalhar a gramática de texto;
  • Desenvolver estratégias de escrita; Apresentar aos formandos propostas de material para trabalho com os alunos;
  • Partilhar e discutir estratégias aplicadas com os alunos.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

  • Competência linguística
  • Escrita
  • Norma linguística
  • Pedagogia do erro
  • Caligrafia e erro: avaliação, remediação e reeducação
  • Estratégias de trabalho da escrita
  • Gramática de texto
  • Planificação, textualização, revisão e aperfeiçoamento textual
  • Trabalho autónomo orientado

MATERIAL

  • Material da formação;
  • Material digital, enviado aos formandos, após a formação.

FORMADORA

Dra. Liliana F. Verde

  • Licenciada em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra);
  • Especializada em Educação Especial e em D.A.E./Dislexia, pela E.S.E. Paula Frassinetti (Porto);
  • Professora de Português no 2.º/3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário;
  • Formadora.

DESTINATÁRIOS

  • Professores do 1º Ciclo ao Ensino Secundário;
  • Psicólogos, Reeducadores, Terapeutas da Fala, Explicadores;
  • Profissionais da Saúde;
  • Pais, Encarregados de Educação e Educadores;
  • Interessados na Educação.

PREÇO DE INSCRIÇÃO

Até 16 Novembro 2019 – 75 €;   Após 16 Novembro 2019 – 100 €

Pagamento:
– Transferência bancária. O nosso NIB é 0010 0000 3333 5050 0012 2. Solicitamos que envie o comprovativo (pode ser por email);
– Cheque emitido à ordem de Oficina Didáctica e enviado juntamente com a ficha de inscrição.  

Caso a inscrição não seja aceite, os valores pagos serão integralmente devolvidos.   

Tem dúvidas sobre o produto?

Saber mais
0

Your Cart