Workshop: COGNIÇÃO: Teoria, Avaliação Dinâmica e Intervenção

75,00 

Lisboa (Parque das Nações) | 24 Novembro 2018 (sábado) | 10-17 horas
Prof. Doutor Vítor da Fonseca

– VER FOLHETO –

REF: FCTAI Categorias: ,

OBJETIVOS

  • Dar uma panorâmica global dos processos cognitivos, sua filogénese e sociogénese – a revolução cognitiva da espécie humana;
  • Apresentar o cérebro como o órgão da cognição: suas características evolutivas, suas estruturas principais e suas funções e disfunções de processamento da informação mais relevantes;
  • Discutir os contributos dos pioneiros e dos novos messias da cognição;
  • Debater as principais linhas da ontogénese e da disontogénese da cognição;
  • Sugerir algumas modalidades de avaliação dinâmica da cognição;
  • Vivenciar algumas situações de intervenção e interacção cognitiva.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

  • Filogénese, Sociogénese, Ontogénese e Disontogénese da Cognição. Da cognição não verbal à cognição verbal. Aprendizagem, cognição e linguagem;
  • Hierarquia Cognitiva e Continuum da Linguagem como sistema integrado: linguagem corporal, linguagem falada, linguagem escrita e linguagem quantitativa: suas capacidades e incapacidades e respectivos substratos neurológicos. Aprendizagem e processamento de informação;
  • Desenvolvimento da cognição e suas dificuldades: importância das capacidades básicas de comunicação não verbal: interacção, atenção sustentada, imitação, gestualização e afiliação.
  • As três fases do acto cognitivo: input; integração-planificação-execução; output. Funções e disfunções;
  • Funções e Disfunções Emocionais e Executivas associadas às funções cognitivas;
  • Avaliação Dinâmica do Potencial Cognitivo e da Zona de Desenvolvimento Proximal: semelhanças e diferenças com a avaliação cognitiva tradicional;
  • Critérios de Intervenção e de Interacção Pedagógica: estratégias de empoderamento cognitivo.

METODOLOGIA

  • Informação mediatizada na base de meios audio-visuais;
  • Vivência de situações-problema, sua dinamização e discussão.

FORMADOR

Prof. Doutor Vítor da Fonseca

Professor Catedrático Agregado
Universidade de Lisboa
Consultor Psicoeducacional

DESTINATÁRIOS

  • Profissionais das áreas da Saúde ou da Educação;
  • Estudantes de cursos das áreas da Saúde ou da Educação;
  • Pais e Encarregados de Educação.

PREÇO DE INSCRIÇÃO

Até 19 Novembro 2018 – 75 €;   Após 19 Novembro 2018 – 100 €

Pagamento:
– Transferência bancária. O nosso NIB é 0010 0000 3333 5050 0012 2. Solicitamos que envie o comprovativo (pode ser por email);
– Cheque emitido à ordem de Oficina Didáctica e enviado juntamente com a ficha de inscrição.  

Caso a inscrição não seja aceite, os valores pagos serão integralmente devolvidos.   

BIBLIOGRAFIA

  • FONSECA, V. da (2017). Estudo das Funções Cognitivas, Conativas ou Emocionais, e Executivas da Aprendizagem Humana. Cadernos Psicoeducacionais, nº 2. Âncora, editora, Lisboa.
  • FONSECA, V. da (2014) – Dificuldades de Aprendizagem: abordagem neuropsicopedagógica, 5ª edição. Âncora editora, Lisboa.
  • FONSECA, V. da (2001) – Cognição e aprendizagem, Âncora editora, Lisboa.
  • FONSECA, V. da (2014) – Aprender a Aprender: o papel da educabilidade cognitiva e da neuropsicopedagogia, 3ª edição, Âncora Editora, Lisboa.
  • Documentação a fornecer durante o curso.

Tem dúvidas sobre o produto?

Saber mais
0

Your Cart