Workshop: DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA: dos princípios às práticas

75,00 

Lisboa (Parque das Nações) | 06 Jul. 2019 (sábado) | 10-17 h | Dr. Vitor Ochoa Maia 

Um dos princípios orientadores da Educação Inclusiva é a personalização, que pressupõe um planeamento educativo centrado no aluno, que atende às suas necessidades, potencialidades, interesses e preferências (Decreto-Lei nº 54/2018 de 6 de julho). Nesta linha, a diversidade em sala de aula coloca aos docentes o desafio de criarem contextos educativos potenciadores das mesmas oportunidades de aprendizagem para todos os alunos, o que implica uma conceção de organização e gestão escolar que atenda, efetivamente, a essa diversidade.
A literatura sobre diferenciação pedagógica e práticas inclusivas aponta a necessidade de clarificar junto dos professores o conceito de diferenciação pedagógica para que a representação que tenham dele seja consonante com o preconizado pela Educação Inclusiva. Acresce a esta necessidade o reforço que o DL 54/2018 atribui a esta abordagem ao ensino, considerando-a uma medida que deve ser mobilizada para todos os alunos.
É este contexto que nos interpela a procurar esclarecer e discutir questões como: O que é a Diferenciação Pedagógica? O que é a Educação Inclusiva? Que relação existe entre ambas? Como é encarada a Diferenciação Pedagógica enquanto medida de suporte à aprendizagem e à inclusão à luz do Decreto-Lei nº 54/2018 de 6 de julho? Que desafios coloca aos professores? Que mudanças é preciso encetar? Que estratégias lhe estão associadas?
Estas são algumas das interrogações que se espera serem alvo de reflexão e partilha por parte dos participantes.

– Ver Folheto pdf –

OBJETIVOS

– contextualizar a Educação Inclusiva e a Diferenciação Pedagógica à luz do Decreto-Lei nº 54/2018 e da Unesco (2017);
– refletir sobre possíveis modos de responder à diversidade em sala de aula: como se aprende? (Glasser) e Perfil Educacional de Turma (Gardner);
– conceptualizar a Diferenciação Pedagógica à luz do modelo de Tomlinson (2008);
– contactar com diferentes abordagens ao ensino em sala de aula.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

A. Contextualização da Educação Inclusiva (Decreto-Lei nº 54/2018 e Unesco, 2017)
– Clarificação conceptual
– Princípios orientadores
– A diferenciação pedagógica como medida universal

B. Responder à diversidade em sala de aula: ponto de partida
– A pirâmide de Glasser
– As inteligências múltiplas de Gardner

C. Diferenciação Pedagógica
– Modelo de Diferenciação Pedagógica segundo Tomlinson (2008)

METODOLOGIA

Metodologia de cariz prático-reflexivo com:

  • Exposição teórica dos conteúdos programáticos;
  • Espaço de debate e reflexão participada em torno dos diferentes conteúdos programáticos.

FORMADOR

Dr. Vítor Ochoa Maia

  • Doutorando em Ciências da Educação na especialidade de Formação de Professores e Supervisão;
  • Mestre em Educação Especial no domínio Cognitivo e Motor;
  • Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa;
  • Formador nas áreas e domínios de Educação Especial, Didáticas Específicas e Sensibilização à Educação Especial com o registo CCPF/RFO35251/15;
  • Atualmente a trabalhar na área da Educação Especial no Agrupamento de Escolas Daniel Sampaio.

DESTINATÁRIOS

  • Profissionais das áreas da Saúde ou da Educação;
  • Estudantes de cursos das áreas da Saúde ou da Educação;
  • Pais e Encarregados de Educação.

PREÇO DE INSCRIÇÃO

Até 30 Junho 2019 – 75 €;   Após 30 Junho 2019 – 100 €

Pagamento:
– Transferência bancária. O nosso NIB é 0010 0000 3333 5050 0012 2. Solicitamos que envie o comprovativo (pode ser por email);
– Cheque emitido à ordem de Oficina Didáctica e enviado juntamente com a ficha de inscrição.  

Caso a inscrição não seja aceite, os valores pagos serão integralmente devolvidos.   

Tem dúvidas sobre o produto?

Saber mais
0

Your Cart