Workshop: Matemática no Pré-Escolar – Método de Singapura

75,00 

Lisboa (Parque das Nações) | 10 Novembro 2018 (sábado) | 10-17 horas
Doutor Carlos Pereira dos Santos

É opinião unânime a ideia de que quando um estudante não tem ‘bases’ mais facilmente se perde nas aprendizagens matemáticas ao longo do seu percurso escolar. Isso deve-se ao facto de a Matemática ser uma disciplina fortemente estruturada e sequencial. Na faixa etária 3-5 anos de idade, ideias importantes sobre Propriedades e Critérios, Primeira Dezena, Forma, Espaço, Padrões e Pensamento Lógico, Medida, Separações-Somas-Subtrações e Ordem das Dezenas são usualmente adequadas e podem ser bem trabalhadas. É claro que há toda uma pedagogia muito cuidada na passagem concreto‑abstrato, e ciente de que crianças na faixa 3-5 passam por fases distintas, quer no que diz respeito a aspetos cognitivos, quer no que diz respeito à motricidade fina. Por isso, ordem e faseamento são essenciais quando se trabalha a matemática no pré-escolar. Também o incentivo à oralidade é determinante, na medida em que, nesta faixa etária, a evolução na matemática anda lado a lado com uma boa capacidade de expressão e compreensão da língua materna.
A ideia deste workshop consiste em mostrar o modelo didático utilizado em Singapura para a matemática no pré-escolar. O Singapore Math tem excelentes resultados internacionais. Uma das razões para esse sucesso consiste precisamente na sua abordagem do pré-escolar, incidindo em conceitos matemáticos fundamentais, não esquecendo os mais recentes avanços em psicologia educacional.

– VER FOLHETO – 

 

OBJETIVOS

  • Refletir sobre a didática da matemática inicial (pré-escolar);
  • Refletir sobre o encadeamento e estrutura dos vários temas matemáticos a tratar;
  • Debater variadas propostas práticas e utilizações de materiais estruturados, a utilizar com as crianças das diversas faixas etárias.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

  • Educação matemática pré-escolar: considerações gerais
  • Propriedades e critérios
  • Primeira dezena
  • Forma
  • Espaço
  • Padrões e pensamento lógico
  • Medida
  • Separações, somas, subtrações
  • Ordem das dezenas
  • Materiais estruturados
  • Jogos matemáticos

METODOLOGIA

  • A componente teórica, suportada por meios audiovisuais e exemplos práticos, envolverá metodologias expositivas e de reflexão;
  • A componente prática fará recurso à experimentação e reflexão sobre atividades propostas.

FORMADOR

Doutor Carlos Pereira dos Santos

  • Licenciatura, mestrado e doutoramento em matemática;
  • Larga experiência de docência na área da educação matemática (inicial);
  • Experiência de campo relacionada com a implementação do método de Singapura para o ensino da matemática inicial em instituições de ensino portuguesas;
  • Larga experiência na área de formação de professores (todos os níveis de ensino);
  • Investigador na área da teoria de jogos combinatórios;
  • Interesses nas áreas de matemática recreativa e divulgação matemática;
  • Diretor da Associação Ludus;
  • Autor de vários livros.

DESTINATÁRIOS

  • Profissionais das áreas da Saúde ou da Educação;
  • Estudantes de cursos das áreas da Saúde ou da Educação;
  • Pais e Encarregados de Educação.

PREÇO DE INSCRIÇÃO

Até 05 Novembro 2018 – 75 €;   Após 05 Novembro 2018 – 100 €

Pagamento:
Transferência bancária. O nosso NIB é 0010 0000 3333 5050 0012 2. Solicitamos que envie o comprovativo (pode ser por email);
Cheque emitido à ordem de Oficina Didáctica e enviado juntamente com a ficha de inscrição.  

Caso a inscrição não seja aceite, os valores pagos serão integralmente devolvidos.   

Tem dúvidas sobre o produto?

Saber mais
0

Your Cart