Workshop: Para o Desenvolvimento de uma Escola Inclusiva – 4ª Edição

75,00 

(Decreto-Lei nº 54/2018)

Lisboa (Parque das Nações) | 27 Outubro 2018 (sábado) | 10-17 horas
Dr. Vítor Ochoa Maia 

O debate sobre o desenvolvimento de uma escola inclusiva é hoje um tema de interesse do domínio público, sendo consensual que a escola é o território de eleição no desenvolvimento de competências para a sociedade do conhecimento e para o exercício de uma cidadania ativa e democrática.
Criar condições para a efetivação de uma educação inclusiva no contexto organizativo e pedagógico das escolas impõe mudanças que estão previstas no Decreto-Lei nº 54/2018, de 6 de julho. Esta nova legislação tem como linha de orientação central a importância de as escolas conhecerem as barreiras que cada aluno tem no acesso ao currículo e às aprendizagens, de modo a que seja possível eliminá-las e levar todos e cada um dos alunos ao limite das suas potencialidades.
Esta reflexão junto da comunidade educativa sobre os desafios que são colocados à escola torna premente a valorização de novas abordagens para ensinar e aprender, de forma mais consciente, colaborativa, criativa e inclusiva.
O referido cenário leva-nos a procurar esclarecer e discutir com todos os intervenientes da e na escola as mudanças que a legislação em referência traz e que se expressam em questões como: Quais as mudanças mais significativas em comparação com o Decreto-Lei nº 3/2008 de 7 de janeiro? Que impacto terão nas práticas educativas? Que princípios orientam o Decreto-Lei nº 54/2018 de 6 de julho? Quais as medidas previstas de suporte à aprendizagem e à inclusão? O que é proposto como Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA)? Qual o papel previsto para a Equipa Multidisciplinar? E para o docente de Educação Especial?
Estas são algumas das interrogações que se espera serem alvo de reflexão por parte dos participantes, partilhando opiniões, anseios, receios e expectativas que nortearão o trabalho desenvolvido.

– VER FOLHETO –

OBJETIVOS

  • discutir os princípios que orientam o Decreto-Lei nº 54/2018 de 6 de julho e as suas implicações nas práticas educativas;
  • conhecer o enquadramento da Educação Inclusiva e as principais mudanças que a mesma implica;
  • analisar a proposta de intervenção multinível e os seus principais significados;
  • conhecer o Desenho Universal para a Aprendizagem: seus contributos e potencialidades;
  • perceber a constituição da Equipa Multidisciplinar e as suas principais funções;
  • conhecer os objetivos específicos do Centro de Apoio à Aprendizagem.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

  • A. Contextualização da Educação Inclusiva
    • Clarificação conceptual
    • Enquadramento legal:
      • Princípios orientadores;
      • Impacto nas práticas educativas.
  • B. Desenho Universal para a Aprendizagem
    • Contributos e potencialidades
    • Caracterização.
  • C. Intervenção Multinível
    • Características essenciais;
    • Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão;
    • Processo de Avaliação à Intervenção.
  • D. Caracterização Multidisciplinar
    • Caracterização e constituição;
    •  Competências.
  • E. Centro de Apoio à Aprendizagem
    • Características essenciais;
    • Objetivos específicos.

METODOLOGIA

Metodologia de cariz prático-reflexivo com:

  • Exposição teórica dos conteúdos programáticos;
  • Espaço de debate e reflexão participada em torno dos diferentes conteúdos programáticos.

FORMADOR

Vítor Ochoa Maia 

  • Doutorando em Ciências da Educação na especialidade de Formação de Professores e Supervisão;
  • Mestre em Educação Especial no domínio Cognitivo e Motor; 
  • Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa;
  • Formador nas áreas e domínios de Educação Especial, Didáticas Específicas e Sensibilização à Educação Especial com o registo CCPF/RFO35251/15;
  • Atualmente a trabalhar na área da Educação Especial no Agrupamento de Escolas Daniel Sampaio.

DESTINATÁRIOS

  • Profissionais das áreas da Saúde ou da Educação;
  • Estudantes de cursos das áreas da Saúde ou da Educação;
  • Pais e Encarregados de Educação.

PREÇO DE INSCRIÇÃO

Até 21 Outubro 2018 – 75 €;   Após 21 Outubro 2018 – 100 €

Pagamento:
Transferência bancária. O nosso NIB é 0010 0000 3333 5050 0012 2. Solicitamos que envie o comprovativo (pode ser por email);
Cheque emitido à ordem de Oficina Didáctica e enviado juntamente com a ficha de inscrição.  

Caso a inscrição não seja aceite, os valores pagos serão integralmente devolvidos.   

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