DISLEXIA – Atividades de Conhecimento Fonológico

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Material para Intervenção em Linguagem Escrita. “DISLEXIA – Atividades de Conhecimento Fonológico” tem como objetivo fundamental oferecer a profissionais que no seu quotidiano se confrontam com alunos portadores de problemáticas de escrita, um conjunto de materiais que, ao potenciarem o conhecimento da linguagem oral, se constituem como facilitadores no acesso a um novo código, o da linguagem escrita. A exploração de competências vinculadas ao conhecimento fonológico pode constituir-se como um importante método de prevenção para possíveis insucessos escolares relacionados com a aprendizagem da língua escrita. O conjunto de 108 fichas, agrupadas em quatro categoriasConsciência de Palavra, Consciência de Rima, Consciência Silábica e Consciência Fonémica –, permitirão à criança, refletir, de forma sistemática, sobre as formas da oralidade, tendo em vista a aquisição da língua escrita.

Autoras: Rosa Lima – Doutora em Psicologia, área Psicologia da Linguagem, professora Coordenadora Convidada da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti no Porto e Investigadora do Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho. Cláudia Tavares – Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Coimbra, Mestre em Educação Especial e Professora do 3º ciclo do Ensino Básico | Nº Págs: 136

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