A Indisciplina e o Papel dos Professores

65,00 

28 Jun. e 05 Jul. 2025 – sábados | 10:00-13:00 h

Plataforma ZOOM

Dra. Ana Raimundo (Psicóloga)

A questão da (in)disciplina na escola tem-se tornado, cada vez mais, um tema incontornável para os pais, para a escola e, até, para a sociedade. No entanto, é necessário definir mais rigor e clareza a que é que aquela se refere, desmistificando ideias erradas e sensacionalistas, como a de que as escolas públicas podem ser retratadas como arenas de violência e criminalidade desenfreada, as quais podem confundir e atrasar respostas ponderadas à questão.
De facto, os maiores problemas de (in)disciplina nas escolas são as perturbações nas salas de aula, a falta de respeito pela autoridade dos professores e o comportamento inadequado dos alunos nos edifícios escolares. Não obstante serem menos dramáticos do que os anteriormente referidos, estes problemas (in)disciplina não são inconsequentes, pois todos eles dificultam ou impedem a aprendizagem e a formação dos alunos.
Neste sentido, é determinante que percebamos cada vez melhor quais as possíveis origens dos atos de (in)disciplina, ao mesmo tempo que nos orientamos para uma mais eficaz intervenção na redução dos mesmos.
Com a presente formação, pretendemos ter um olhar mais proativo, assertivo e de autorresponsabilização sobre a (in)disciplina, pois iremos focar-nos mais na compreensão das causas, das manifestações e das eventuais soluções daquela.

Qtd:

OBJETIVOS

Objetivos

  • Perceber quais são os principais participantes no processo educativo das crianças/jovens e quais são os seus papéis – alunos, família e professores;
  • Entender a importância das competências socioemocionais, dentro e fora da escola;
  • Identificar e refletir sobre estratégias para lidar com a indisciplina na sala de aula.

TEMAS

Conteúdos Programáticos

  • Participantes no processo educativo das crianças/jovens e suas interações:
    • A família, a escola e o aluno como participantes no processo educativo;
    • Parceria entre a escola e a família.
  • Como lidar com a indisciplina na sala de aula:
    • Competências socioemocionais/Habilidades sociais;
    • Competências comportamentais.

Estes conteúdos poderão ser sujeitos a alterações, em função das necessidades dos participantes e do desenvolvimento da ação de formação.

FORMADORA

Formadora

Dra. Ana Raimundo – Psicóloga

  • Licenciada em Psicologia Clínica;
  • Mestre em Educação Especial;
  • Pós-graduada em Educação Especial e em Psicoterapia Dinâmica Integrada;
  • Curso Básico de Neurodesenvolvimento;
  • Curso de Oncologia e Estilos de Vida para Profissionais de Saúde;
  • Especialização Avançada Pós-Universitária em Psico-oncologia;
  • Coaching Educaditivo; Parental; da Menopausa; do Luto;
  • Psicóloga nas escolas de Torres Vedras e em clínica privada;
  • Criou e desenvolve os programas de competências socioemocionais para crianças do JI:
    • Aprender com as emoções;
    •  Programa ASAS – Acreditar, Sentir, Agir e Superar.
  • Autora de vários artigos e comunicações relacionados com temas tais como:
    • Perturbações do neurodesenvolvimento;
    • Importância do brincar na aprendizagem;
    • Transição para o 1.º Ciclo; 
    • Parentalidade;
    • Bullying.

DESTINATÁRIOS

Destinatários

  • Professores;
  • Educadores de infância;
  • Outros interessados no tema.

PREÇO DE INSCRIÇÃO

Até 23 Junho 2025 – 65 €;   Após 23 Junho – 70 €

Pagamento por Transferência Bancária. O nosso NIB é 0010 0000 3333 5050 0012 2. Solicitamos que envie o comprovativo (pode ser por email). Para outras possibilidades de pagamento, nomeadamente MB Way, por favor contacte-nos.
Caso a inscrição não seja aceite, os valores pagos serão integralmente devolvidos.
Preço inclui IVA.

Nº DE VAGAS

Nº de Vagas: 35.

Critério de Admissão: Ordem de chegada das inscrições.

TOME NOTA

  • As ações têm um número limitado de formandos, sendo utilizado o critério da ordem de chegada;
  • A OD reserva o direito de não aceitar inscrições que não venham acompanhadas do respetivo pagamento;
  • A OD reserva o direito de adiar ou anular a ação se o número de formandos não atingir o mínimo requerido ou por motivos de força maior. Nestes casos, os valores já recebidos serão devolvidos, caso o participante não deseje frequentar a ação noutra data;
  • As desistências deverão ser comunicadas por escrito;
  • No caso de desistência, o formando só será reembolsado caso esta seja comunicada até 10 dias úteis antes da ação se realizar. Após esta data, não há qualquer reembolso, podendo no entanto a vaga ser ocupada por outra pessoa;
  • Será enviado um certificado de presença através de e-mail, aos formandos presentes em pelo menos 85% das horas de formação.

Nota: Todos os dados fornecidos são considerados CONFIDENCIAIS e não serão facultados a entidades terceiras. O formando tem o direito de, a qualquer momento, consultar, atualizar ou eliminar os seus dados pessoais.