Ali, a Elefanta – Brincar e Pensar para Aprender a Memorizar

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Programa de promoção da memória de trabalho e da autorregulação do comportamento, adaptado ao contexto escolar.

Baseado em dados científicos que suportam a importância do funcionamento executivo para a aprendizagem da leitura, da escrita e da matemática, o programa Ali, a elefanta tem um papel fundamental na promoção (em crianças dos 5 aos 6 anos) e remediação (crianças com mais de 6 anos) de duas das suas capacidades-chave: a memória de trabalho e a autorregulação.
A literatura científica tem fornecido argumentos que suportam a ideia de que tanto a memória de trabalho como as restantes funções executivas contribuem de forma significativa para a adaptação e para o sucesso escolar das crianças. Cabe aos seus cuidadores (pais, educadores, professores) proporcionarem as condições necessárias ao seu desenvolvimento, que podem passar, por exemplo, pela criação de situações de aprendizagem e de estimulação destas funções cognitivas.

Aplicação Individual ou coletiva, entre 30 e 45 minutos por atividade. Total de 23 atividades. Frequência bissemanal.

O Kit completo composto por manual e kit de materiais estandardizados, inclui todo o material que o utilizador necessita para fazer uma correta utilização do Programa de Intervenção).

Por favor consulte mais informações até ao final desta página.

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Ficha Técnica

  • Autor: Sofia Garcia da Silva & Maria Vânia Silva Nunes
  • População: Crianças
  • Idade: dos 5 aos 6 anos
  • Aplicação: Individual e Coletiva (poderá ser utilizado em contexto escolar).
  • Duração: Entre 30 e 45 minutos por atividade. Total de 23 atividades. Frequência bissemanal.
  • Nível de Qualificação: A (Qualificação dos utilizadores)

DESCRIÇÃO

O programa Ali, a elefanta procura estimular e desenvolver, de forma lúdica e atrativa, o funcionamento da memória de trabalho e de outras funções executivas, em contexto escolar, e promover a utilização de estratégias mnésicas em crianças de idade pré-escolar (5 anos) e escolar, do 1º ano do 1º ciclo de escolaridade (6 anos). No entanto, pode ser utilizado com crianças mais velhas, que necessitem de melhorar as suas competências de memória e de autorregulação.

Salienta-se ainda que no Programa estão incluídas atividades de promoção do desenvolvimento da consciência fonológica. Esta inclusão baseia-se em dados científicos que sugerem a existência de uma relação entre o nível de processamento fonológico e a memória a curto prazo, que é extremamente importante para a aprendizagem da leitura.

Trata-se de um Programa constituído por 23 atividades, facilmente adaptáveis aos conteúdos curriculares do ensino pré-escolar e escolar. A implementação do Programa pode ser assegurada por educadores/professores, bem como por psicólogos, técnicos superiores ou professores de educação especial.

OBJETIVOS

  • Estimular a atenção (auditiva, visual).
  • Estimular a memória de trabalho (verbal de curto prazo, visuoespacial).
  • Promover a utilização de estratégias de repetição e visualização.
  • Promover o desenvolvimento da consciência fonológica.
  • Promover a autorregulação do comportamento e o controlo de impulsos.
  • Promover a reflexão sobre as aprendizagens.

AUTORAS

Sofia Garcia Silva

Licenciada em Ensino Básico – 1º Ciclo na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Pós-graduada em Educação Especial – domínio cognitivo e motor pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, Mestre em Neuropsicologia pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (ICS-UCP) e Doutoranda em Formação de Professores e Supervisão no Instituto da Educação da Universidade de Lisboa.
Exerce funções no âmbito da Educação Especial em contexto clínico, no CADIn – Centro de Neurodesenvolvimento e Inclusão, e em escolar no Park International School. Dedica-se ao acompanhamento de crianças com e sem perturbações do neurodesenvolvimento e à construção de materiais e programas de promoção de competências académicas nas áreas da leitura, escrita e matemática. Os seus interesses passam pela formação de educadores e professores, pelo desenho de práticas e de materiais psicopedagógicos baseados na evidência e pelo estudo do contributo das áreas das neurociências e da psicologia cognitiva para a educação.

Maria Vânia Silva Nunes

É doutorada em Ciências Biomédicas e mestre em Neurociências pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da mesma Universidade. É Professora na Universidade Católica Portuguesa no Instituto de Ciências da Saúde onde assume a coordenação do Mestrado em Neuropsicologia. Ao longo dos anos tem, em termos docentes, sido responsável por diversas disciplinas relacionadas com as neurociências, participado em projetos de investigação e orientado trabalhos académicos. Especialista em Neuropsicologia e Psicogerontologia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, tem especial interesse na estimulação ao longo da vida. É investigadora integrada do CIIS (Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde da Universidade Católica Portuguesa).

Requisitos

Se ainda não é nosso cliente de testes, solicitamos que nos envie, juntamente com a encomenda:

  • Cópia da Cédula Profissionalou do Certificado de Habilitações;
  • Formulário de Registo e Termo de Responsabilidadedevidamente preenchidos e assinados pelo profissional que será responsável pela aplicação do(s) teste(s). Por favor, faça o download do documento para o seu ambiente de trabalho clicando aqui.