Aprendo com Cartas: Histórias Criativas

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Cada carta desafia o jogador a continuar a história de modo diferente.

Cartas Enredo: Têm frases incompletas e estão numeradas de 1 a 4. A sua utilização deve ser feita respeitando a sequência numérica – sem saltar números.

Quando estas cartas são jogadas deve-se completar a frase com algo… inventado. Em cada jogada, a primeira carta é sempre a 1 e a última a 4.

Proibido negar: As cartas são colocadas em fila à medida que vão sendo contadas, para que todos se lembrem da história que está a ser construída. Se um contador inventa uma parte da história, o seguinte tem de continuar a história sem negar, destruir ou diminuir a história construída até esse momento. Se a personagem é um dragão assustador, não pode, de repente, «não meter medo nenhum». Evitem soluções fáceis e a vossa história será muito mais divertida!

Cartas Especiais: Podem ser jogadas em qualquer altura (não podem ser usadas em primeiro nem em último lugar) e sem nenhuma ordem em particular. Se tens uma carta especial na mão que faz sentido e é a tua vez de jogar, lança-a na linha de jogo! Existem três tipos:

  • Cartas UPS!: Quando uma carta UPS! é lançada, a história deve ser continuada… de maneira diferente. A cantar ou a dançar, por exemplo. Ups!
  • Cartas Tabu: A palavra na carta TABU torna-se proibida durante essa jogada. serás capaz de continuar a história sem ela?
  • Cartas Ilustradas: Nestas cartas, o jogador deve olhar para a imagem e escolher um elemento, continuando a história com ele. A mesma carta pode ter leituras diferentes. É só deixar a imaginação trabalhar e levar a história para onde se quer … e se pode!

Autora: Maria Francisca Macedo – professora.

Idade: +5 anos | Nº Cartas: 54 | Dimensões: 80 x 145 mm.

Contém 5 Sugestões de Jogos, descritas em baixo.

Qtd:

JOGO #1: HISTÓRIAS CRIATIVAS

Nível Dificuldade: OOOOO (>5 anos).

Objetivo: De forma colaborativa, contar uma história do inicio ao fim.

Jogadores: Dois ou mais jogadores.

Como jogar: 

  • Cada jogador recebe três cartas. Começa o jogador mais novo que tiver uma carta 1. Se ninguém tiver uma carta 1, recolhem-se as cartas, baralham-se e distribuem-se novamente três cartas por jogador. O jogador que tiver uma carta 1 coloca-a na mesa e responde ao desafio da carta. No fim, vai buscar outra ao molho (deve ter sempre três cartas na mão).
  • Ao longo do jogo forma-se uma fila: cada jogador coloca uma carta, virada para cima, na sequência das cartas jogadas anteriormente e conta uma parte da história, antes de passar ao jogador seguinte (jogador que está à sua direita). Se, na sua vez de jogar, o jogador não tiver nenhuma carta que possa ser jogada, tem a oportunidade de trocar uma das cartas que tem em mão por outra do baralho.
  • O jogo termina quando alguém lançar a carta 4 e terminar a história.

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