Consoantes Tardias do Português – /r/, /l/, /λ/

25,50 

Aprendizagem e Consolidação de Modelos Linguísticos.
Este livro destina-se a todos os agentes que procuram compreender a complexidade dos processos iniciais relativos à aquisição da linguagem oral. Nele se incluem estratégias para facilitar a aquisição dos sons r, l, lh, considerados de aquisição mais tardia e cujo mau uso se poderá repercutir em posteriores aprendizagens da linguagem escrita, com possíveis reflexos na fala adulta.
Partindo de um rigoroso enquadramento conceptual sobre o processo de aquisição da linguagem oral, propõe-se uma grande diversidade de atividades e estratégias, acompanhadas de dezenas de ilustrações relativas tanto ao tipo de fonema como à sua posição na sílaba, que funcionam não só como complemento das atividades, mas também como precioso método de memorização da produção correta de palavras.
No final do livro apresentam-se ainda ilustrações que fazem apelo a sequências espaciotemporais, para que a criança, através delas, aplicando aptidões linguísticas fonológicas em concomitância com domínios linguísticos importantes, como a morfossintaxe, a semântica e a pragmática, possa recriar formas verbais de entender o mundo, tanto na sua vertente compreensiva como expressiva.

Conteúdos Abordados:

  • Parte I – Abordagem conceptual
  • Parte II – Aspetos práticos de intervenção
    • Fonema /r/ – Caracterização do fonema; Propostas para a realização e automatização articulatória do fonema; Atividades-tipo;
    • Fonema /l/ – Caracterização do fonema; Propostas para a realização e automatização articulatória do fonema; Atividades-tipo;
    • Fonema /ʎ/ – Caracterização do fonema; Propostas para a realização e automatização articulatória do fonema; Atividades-tipo;
    • Criatividade linguística – Domínio lógico-verbal e expansão da narrativa através de ilustrações que evocam nomes onde constam os fonemas.

Disponíveis para download: ilustrações das sequências narrativas em formato de cartão; vídeos demonstrativos dos pontos de articulação corretos dos fonemas /r/ e /l/, gentilmente disponibilizados pela autora.

Autora: Rosa Lima  – Doutorada em Psicologia, área da Psicologia da Linguagem. Tem trabalhado em problemáticas  vinculadas à educação de crianças com necessidades educativas especiais, em particular as que apresentam dificuldades na aquisição da linguagem em geral e da Fonologia em particular. É docente da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, Porto. É membro de investigação do Departamento de Fonética do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas, da Universidade de Aveiro. Com formação específica na área da fala, voz e linguagem, desenvolveu e colaborou em vários projetos de investigação sobre a aquisição da linguagem, entre os quais se salienta a investigação na área da aquisição da linguagem entre 8 a 15 meses e 15 a 30 meses, com publicação pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho | Nº Págs: 144.

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