Implementação do DL 54/2018 no Contexto Atual da Educação Inclusiva

60,00 

Plataforma ZOOM | 06  e 13 Jul. 2024 – sábados | 10:00-13:00 h 
Dra. Nídia Januário de Amorim

A proposta desta formação é fomentar um debate enriquecedor e apresentar diversas perspectivas sobre a implementação e avaliação das diretrizes que orientam o atual regime jurídico da Educação Inclusiva nas instituições de ensino do nosso país.

A estreita conexão entre os diferentes conceitos e abordagens voltadas para as múltiplas formas de atender às necessidades dos alunos em sala de aula surge como uma abordagem holística de toda a comunidade educacional, não limitada a alguns grupos disciplinares. Nesse sentido, é crucial adotar uma abordagem personalizada, pois um dos maiores desafios da Inclusão nos dias atuais reside em equilibrar os recursos com as medidas necessárias para estimular todos os alunos a alcançarem seu máximo potencial.

Entretanto, compreender os desafios associados a metodologias que se baseiam na individualização e flexibilização do ensino é um caminho que deve ser realizado por todos os elementos das comunidades educativas em estreita colaboração entre si.

A diversidade cultural e social presente nas nossas escolas é, atualmente, um desafio por si só, mas também uma oportunidade extraordinária para nos desafiarmos, explorarmos a nossa criatividade e promovermos eficazmente a aprendizagem de nossos alunos.

Em suma, o propósito desta formação é servir como um catalisador para a transformação de mentalidades e atitudes em direção a uma inclusão cada vez mais ampla e eficaz.

Qtd:

OBJETIVOS

  • Analisar os conceitos referidos na legislação e Identificar o quadro de valores e as áreas de competência aplicáveis;
  • Estabelecer o Perfil do Aluno (valores e áreas de competências);
  • Transferir os conhecimentos e perspetivas práticas, para a aplicação da nova legislação;
  • Perceber como conciliar os recursos escolares, familiares e outros – o trabalho em parceria;
  • Refletir sobre diferentes conceitos, ideias e práticas pedagógicas (estratégias e metodologias) do novo envolvimento legislativo;
  • Aplicar a teoria à realidade, através da construção de exemplos práticos para aplicação de conceitos.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

  • O Decreto-Lei n.º54/2018
    • Do Decreto-Lei n.3/2008 ao atual Decreto-Lei nº54/2018 – as inovações;
    • O Decreto-Lei n.54/2018:
    • Princípios Orientadores;
    • Conceitos e Organização do documento;
    • Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão;
    • Recursos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão;
    • Determinação da necessidade de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão;
    •  Matrícula, avaliação de aprendizagens, progressão e certificação;
    • O Perfil funcional.
  • Aplicação prática do DL n.º 54/2018
    • o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA);
    • Documentos formais a concretizar (RTP, PEI e PIT);
    • Organização dos procedimentos;
    • Recursos humanos envolvidos na execução prática;
    • Aplicação prática e momentos chave.

Estes conteúdos poderão ser sujeitos a alterações, em função das necessidades dos participantes e do desenvolvimento da ação de formação.

FORMADORA

Nídia Januário de Amorim

    • Licenciatura em Reabilitação Psicomotora, FMH- ULisboa;
    • Pós-graduação em Exercício e Saúde para Populações Especiais, FCDEF-UCoimbra;
    • Mestre em Reabilitação Psicomotora, FMH-ULisboa
    • Doutoranda em Educação, na especialidade de Educação Especial, FMH-ULisboa;
    • Professora Assistente Convidada, na Faculdade de Motricidade Humana – Universidade de Lisboa;
    • Docente na Pós-Graduação em Educação Especial, do ISEC;
    • Coordenadora do 2º ano, do 1º ciclo em Reabilitação Psicomotora, da Faculdade de Motricidade Humana;
    • Editora Chefe da Revista de Educação e Inclusão (REI).

METODOLOGIA

  • A componente teórica inicial, suportada por meios audiovisuais, envolverá metodologias expositivas e de reflexão de informação teórica referente ao tema;
  • A componente prática fará recurso à experimentação e reflexão sobre atividades orientadas para a decisão e implementação de práticas pedagógicas inclusivas.

DESTINATÁRIOS

  • Professores e outros profissionais interessados na temática;
  • Pais e Encarregados de Educação.

PREÇO DE INSCRIÇÃO

Até 01 Julho 2024 – 60 €;   Após 01 Julho 2024 – 70€

Pagamento por Transferência Bancária. O nosso NIB é 0010 0000 3333 5050 0012 2. Solicitamos que envie o comprovativo (pode ser por email). Para outras possibilidades de pagamento, nomeadamente MB Way, por favor contacte-nos.
Caso a inscrição não seja aceite, os valores pagos serão integralmente devolvidos.
Preço inclui IVA.

Nº DE VAGAS

Nº de Vagas: 35.
Critério de Admissão: Ordem de chegada das inscrições.

TOME NOTA

  • As ações têm um número limitado de formandos, sendo utilizado o critério da ordem de chegada;
  • A OD reserva o direito de não aceitar inscrições que não venham acompanhadas do respetivo pagamento;
  • A OD reserva o direito de adiar ou anular a ação se o número de formandos não atingir o mínimo requerido ou por motivos de força maior. Nestes casos, os valores já recebidos serão devolvidos, caso o participante não deseje frequentar a ação noutra data;
  • As desistências deverão ser comunicadas por escrito;
  • No caso de desistência, o formando só será reembolsado caso esta seja comunicada até 10 dias úteis antes da ação se realizar. Após esta data, não há qualquer reembolso, podendo no entanto a vaga ser ocupada por outra pessoa;
  • Será enviado um certificado de presença através de e-mail, aos formandos presentes em pelo menos 85% das horas de formação.

Nota: Todos os dados fornecidos são considerados CONFIDENCIAIS e não serão facultados a entidades terceiras. O formando tem o direito de, a qualquer momento, consultar, atualizar ou eliminar os seus dados pessoais.