Baralho Larga o Telemóvel
É um baralho pensado para usar em família ou em grupo, com crianças dos 12 anos em diante. Todavia, é possível usar com crianças abaixo dessa idade ou apenas com adultos se assim fizer sentido e for ao encontro dos objetivos de quem pretende usar.
O baralho é composto por 35 cartas organizadas da seguinte forma:
- Desafios de bem-estar digital
- Afirmações para conversas analógicas com fins digitais
- Questões para reflexão sobre o uso individual e coletivo
- Carta acordo
1. Desafios de bem-estar digital
10 cartas, que propõem estratégias ou comportamentos para adotar no dia a dia em família (ou individualmente), com vista à promoção de um uso tecnológico consciente e saudável.
3. Questões para reflexão sobre o uso individual e coletivo
10 cartas, com perguntas relativas ao uso das tecnologias, individual e coletivo. Têm como objetivo aumentar a consciência e pensamento critico relativamente à relação de cada elemento da família com as tecnologias, seja pela autoanálise, seja pela análise das práticas e comportamentos dos outros diante das tecnologias.
4. Carta acordo
1 carta única, com o objetivo de ajudar a família a encontrar um acordo coletivo relativamente a estratégias, regras e condições de uso de tecnologias por cada elemento, especialmente, nos momentos familiares.
Na frente, a carta apresenta uma minuta de um acordo para a família preencher e assinar. No verso, um conjunto de tópicos que podem servir de guião para a família conversar, partilhar perspetivas e estabelecer as regras e procedimentos sobre cada aspeto a considerar e a acordar.
4. Carta acordo (Explicação de cada Tópico)
A explicação de cada tópico e o que se propõe que se explore em cada um, encontra-se de seguida:
- Horários e locais: definir quando e onde podem e não podem usar tecnologias; quem pode e quem não pode: idades, uso para tarefas profissionais ou académicas, urgências;
- Dias analógicos: escolher um dia ou parte dele em que ninguém na família pode usar telemóveis/ aparelhos digitais;
- Atividades analógicas: lista de atividades para os dias analógicos definidos pela família;
- Momentos «proibidos»: definir os momentos em que nunca usam tecnologia (exemplos: refeições, conversas, filme, estudo ou trabalho);
- Momentos «livres»: definir os momentos e a duração em que cada um pode usar livremente tecnologia (exemplo: regresso da escola, parte de viagens, sala de espera em consultório médico);
- Conteúdos ou atitudes a melhorar: tipo de conteúdos a evitar, uso e comportamentos que desejam praticar para uma atitude saudável e de bem-estar com a tecnologia;
- Momentos de balanço e reflexão sobre as regras definidas: definir os momentos para conversar e reflectir sobre a aplicação das regras e fazer eventuais ajustes;