Treino em Psicoterapia (Como Usar a Prática Deliberada para Melhorar Resultados Clínicos)
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A psicoterapia é muito eficaz a contribuir para o bem‐estar psicológico e emocional das pessoas. Os estudos têm salientado que certas competências clínicas dos psicoterapeutas são determinantes para se alcançar bons resultados terapêuticos. Mas a questão que se coloca na atualidade é como formar e treinar psicoterapeutas mais eficazes.
A prática deliberada é um método de treino inovador, que a investigação tem demonstrado ser essencial para a promoção de expertise em diferentes áreas profissionais. Seguindo uma tendência internacional, este manual apresenta um tipo de treino experiencial e sistemático que permite consolidar competências clínicas fundamentais.
Psicólogos clínicos, psiquiatras, psicoterapeutas, estudantes e formandos de psicoterapia têm neste manual um guia concreto para melhorar a sua eficácia clínica, com 12 exercícios de prática deliberada.
Conteúdos Abordados: Eficácia e treino em Psicoterapia; Desafios contemporâneos; Características de psicoterapeutas eficazes; Modelo Contextual e fatores comuns; Princípios da prática deliberada; Expertise em psicoterapia; Investigação de prática deliberada em psicoterapia; Aplicação da prática deliberada no treino de psicoterapeutas; Competências de intervenção clínicas fundamentais; Integração de prática deliberada em supervisão clínica.
12 exercícios de prática deliberada:
- Compreensão Empática
- Validação
- Identificar um Foco Inicial para a Terapia
- Promover Experienciação Emocional
- Explorar Fatores Precipitantes
- Estabelecimento Colaborativo de Objetivos
- Refletir os Valores e Recursos do Cliente
- Explicar o Racional da Intervenção
- Abordar Clientes na Fase de Pré-Contemplação
- Solicitar Feedback do Cliente
- Responder a Ruturas na Aliança
- Metacomunicação
Público-alvo: Psicólogos clínicos, psiquiatras, psicoterapeutas; Estudantes e formandos de Psicoterapia; Alunos 1.º, 2.º e 3.º ciclos de estudos em Psicologia e Psicologia Clínica; Professores universitários e formadores profissionais (de Sociedades Científicas).
Autores – Psicólogos: Alexandre Vaz; Daniel Sousa; Margarida Afonseca | Nº Págs: 156.
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