Qualificação dos Utilizadores
Os instrumentos de avaliação e de intervenção publicados e distribuídos, requerem competências específicas, desenvolvidas em contexto de formação académica e profissional, que assegurem uma adequada utilização dos mesmos. Assim, a sua aquisição está, sem exceção, reservada aos utilizadores que comprovem a sua qualificação académica e profissional.
Normas Éticas e Profissionais
Em conformidade com os princípios definidos no Código Deontológico dos Psicólogos Portugueses, com as orientações definidas nas Diretrizes Internacionais para a Utilização de Testes, com as normas éticas e profissionais estabelecidas pelas mais variadas organizações que regulam a utilização deste tipo de instrumentos e com o Código dos Direitos de Autor e dos Direitos Conexos, para que um cliente seja considerado elegível para adquirir os produtos por nós comercializados tem de fazer prova das suas qualificações, assinar um termo de responsabilidade e preencher um Formulário de Registo.
Assim, para que um cliente possa adquirir os produtos, terá de nos enviar os seguintes documentos:
- Formulário de Registo devidamente preenchido e assinado pelo profissional que será responsável pela aplicação do(s) teste(s) (assinatura conforme consta do documento de identificação). O documento poderá ser preenchido digitalmente; para tal solicitamos que faça o download para o ambiente de trabalho do seu computador.
- Termo de Responsabilidade, devidamente assinado (assinatura conforme consta do documento de identificação). O Termo de Responsabilidade está incluído no Formulário de Registo.
- Cópia da Cédula Profissional ou do Certificado de Habilitações.
É importante ter em consideração que o Código Deontológico dos Psicólogos Portugueses explicita que a avaliação psicológica “(…) é um ato exclusivo da Psicologia e um elemento distintivo da autonomia técnica dos/as psicólogos/as relativamente a outros profissionais” e ainda que “as técnicas e instrumentos de avaliação devem ser utilizados por psicólogos/as qualificados/as com base em formação atualizada, experiência e treino específicos, exceto quando tal é realizado, com supervisão apropriada, com objetivos de treino ou formação”.
Os instrumentos possuem uma classificação consoante o nível e tipo de qualificação exigido aos utilizadores:
Nível de Qualificação A
Incluem-se nesta categoria os programas de intervenção, que podem ser adquiridos por profissionais com experiência no âmbito concreto da prova e outros que estão orientados para cuidadores (p.e., pais, educadores, etc.).
TIPO DE PROVAS | QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL |
– Programas de Intervenção | – Professores – Educadores – Psicopedagogos – Licenciados em Psicologia (1º Ciclo de Estudos) – Cuidadores |
Nível de Qualificação B
Os testes incluídos nesta categoria podem ser adquiridos por profissionais com:
TIPO DE PROVAS | QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL |
– Testes não-clínicos de Inteligência Geral (desenvolvidos para uso em contexto de GRH) – Testes de Aptidões Específicas (desenvolvidos para uso em contexto de GRH) – Questionários não-clínicos de Personalidade (desenvolvidos para uso em contexto de GRH) – Testes Educacionais | – Psicólogos – Profissionais com formação superior na área das Ciências Sociais e Humanas, com experiência comprovada na área da Gestão de Recursos Humanos e certificação especifica na utilização de provas psicológicas (no caso das provas de utilização em contexto de GRH) |
- Licenciatura em Psicologia (licenciaturas com duração de 4 ou 5 anos, anteriores à data de 31 de dezembro de 2007);
- Mestrado em Psicologia que tenham realizado estudos superiores de 1º e 2º ciclo em Psicologia;
- Profissionais, com formação superior ao nível da Licenciatura noutras áreas das Ciências Humanas (licenciaturas com duração de 4 ou 5 anos, anteriores à data de 31 de dezembro de 2007), que não a Psicologia, que trabalhem na área de Recursos Humanos, e que tenham experiência no âmbito da avaliação de recursos humanos e certificação específica ao nível da utilização de provas psicológicas. As provas com classificação B que podem ser adquiridas por estes profissionais são unicamente as que estão orientadas para a área de Recursos Humanos.
Nível de Qualificação C
Os testes incluídos nesta categoria podem ser adquiridos por profissionais com:
- Licenciatura em Psicologia (licenciaturas com duração de 4 ou 5 anos, anteriores à data de 31 de dezembro de 2007);
- Mestrado em Psicologia que tenham realizado estudos superiores de 1º e 2º ciclo em Psicologia;
- Médicos e outros profissionais com formação superior e experiência profissional na área específica de aplicação da prova, assim como na utilização de instrumentos de avaliação. Estas situações estão dependentes de aprovação por parte da Editora Hogrefe. Para tal, poderão ser requeridas informações mais detalhadas sobre a experiência profissional e formação académica e profissional.
TIPO DE PROVAS | QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL |
– Escalas de Inteligência – Escalas de Desenvolvimento Infantil – Questionários clínicos de Personalidade – Inventários de Orientação Escolar e Profissional – Testes Neuropsicológicos | – Psicólogos com prática académica e/ ou profissional ao nível da utilização de provas psicológicas e, sempre que necessário, no domínio específico da prova – Médicos pediatras que trabalhem na área da intervenção precoce, no caso das Escalas de Desenvolvimento Infantil – Profissionais que pela formação e/ ou experiência profissional estejam habilitados a utilizar a prova, em conformidade com as orientações definidas pelo autor/ detentor dos direitos de autor do instrumento. |
Fonte: Editora Hogrefe, Lda