DESCRIÇÃO
A Bateria de Avaliação da Leitura (BAL) inclui cinco testes, organizados em torno de três domínios principais:
- Identificação de palavras apresentadas de forma isolada;
- Compreensão de textos na modalidade de leitura;
- Compreensão de textos na modalidade oral.
É constituída por cinco provas:
- Teste de Leitura de Palavras
- Testes de Compreensão de Textos na modalidade oral – Informativo
- Testes de Compreensão de Textos na modalidade oral – Narrativo
- Testes de Compreensão de Textos a modalidade de leitura – Informativo
- Testes de Compreensão de Textos a modalidade de leitura – Narrativo
Os resultados obtidos nestes cinco testes podem ser integrados de modo a permitir um diagnóstico preciso das dificuldades de leitura. As pontuações obtidas em cada um dos testes podem ser convertidas em percentil ou pontuação estandardizada.
Teste de Leitura de Palavras (TLP).
O TLP permite avaliar a leitura de palavras e a evolução nesta competência ao longo dos quatro anos do 1.º ciclo do Ensino Básico. O TLP é aplicado individualmente em formato digital. Inclui 4 versões (uma para cada ano de escolaridade), cada uma delas composta por 30 itens (palavras).
Critérios de seleção das palavras que integram o TLP:
- Extensão: curtas/longas
- Frequência (Escolex): frequentes/ pouco frequentes
- Regularidade: regular/irregular/ regra contextual
- Estruturas silábicas (cv.cv/ ccvc.cv.cv, etc.)
A tarefa da criança consiste na leitura das palavras que aparecem no ecrã do computador. Caberá ao avaliador registar no sistema a resposta da criança (sucesso ou insucesso). O TLP estabelece pontos de corte para cada ano de escolaridade; tais pontos permitem determinar o nível de mestria da criança.
Testes de Compreensão de Textos na Modalidade Oral (TCTMO)
Os TCTMO permitem avaliar o desempenho em compreensão de textos apresentados oralmente e a evolução nesta competência ao longo dos quatro anos do 1.º ciclo do Ensino Básico. Estão disponíveis duas versões, uma com textos narrativos e outra com textos informativos. Para a avaliação da compreensão de textos na modalidade oral foram construídos 4 textos narrativos (TCMO-n) e 4 textos informativos (TCTMO-i). Os textos utilizados são originais e foram elaborados expressamente para o desenvolvimento da BAL, através de um trabalho de cooperação com os escritores, de modo a assegurar que os textos se ajustavam em termos de extensão e vocabulário aos níveis de escolaridade das crianças. Os TCTMO-n e o TCTMO-i são aplicados individualmente em formato digital. Existem 4 versões com textos narrativos e 4 versões com textos informativos (para cada um dos anos de escolaridade). Cada uma das versões é constituída por 30 itens (perguntas com resposta de escolha múltipla).
Níveis de compreensão avaliados:
- Compreensão Literal
- Compreensão Inferencial
- Reorganização
- Compreensão Crítica
A tarefa da criança consiste na audição de excertos de textos, seguida da audição de um conjunto de perguntas e das respetivas opções de resposta. Caberá ao avaliador registar a opção escolhida pela criança.
Testes de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura (TCTML)
Os TCTML permitem avaliar o desempenho em compreensão da leitura de textos e a evolução nesta competência ao longo dos três últimos anos do 1.º ciclo do Ensino Básico. Estão disponíveis duas versões: uma com textos narrativos e a outra com textos informativos. Para a avaliação da compreensão na modalidade de leitura foram construídos 4 textos narrativos (TCTML-n) e 4 textos informativos (TCTML-i). Os textos utilizados são originais e foram elaborados expressamente para o desenvolvimento da BAL, através de um trabalho de cooperação com os escritores, de modo a assegurar que os textos se ajustavam em termos de extensão e vocabulário aos níveis de escolaridade das crianças.
Os TCTML podem ser aplicados individualmente ou coletivamente em formato papel e lápis. Existem 3 versões com textos narrativos e 3 versões com textos informativos (2º, 3º e 4º anos de escolaridade. As versões com textos informativos são constituídas, cada uma delas, por 33 itens cada e as versões com textos narrativos por 27 itens. Cada item corresponde a uma pergunta com resposta de escolha múltipla.
Níveis de compreensão avaliados:
- Compreensão Literal
- Compreensão Inferencial
- Reorganização
- Compreensão Crítica
A tarefa da criança consiste na leitura de pequenos textos, cada um deles seguido de um conjunto de perguntas e das respetivas opções de resposta.
A BAL pode ser utilizada por psicólogos, professores do ensino especial, terapeutas da fala e professores do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico.
NORMAS
Amostra portuguesa: TLP (N=905); TCTML-i (N=742); TCTML-n (N=702); TCTMO-i (N=848); TCTMO-n (N=1042). Crianças que frequentavam o 1.º ciclo, entre o 1º e o 4º ano escolar.
A tipificação portuguesa utiliza a escala percentílica e uma escala estandardizada. Tabelas de normas disponíveis:
- Para o 1º ano escolar (ambos os sexos)
- Para o 2º ano escolar (ambos os sexos)
- Para o 3º ano escolar (ambos os sexos)
- Para o 4º ano escolar (ambos os sexos)
CORREÇÃO
CORREÇÃO ONLINE.
A correção desta prova é feita na plataforma TP Online by Hogrefe. Se ainda não tem a Licença de utilização desta plataforma, é imprescindível a sua aquisição. Poderá fazê-lo clicando aqui.
MATERIAL
A BAL – Bateria de Avaliação da Leitura – TLP é constituída por:
- Manuais em formato eBook
- 50 ou 25 créditos para correção
REQUISITOS
Se ainda não é nosso cliente de testes, solicitamos que nos envie, juntamente com a encomenda:
- Cópia da Cédula Profissional ou do Certificado de Habilitações;
- Formulário de Registo e Termo de Responsabilidade devidamente preenchidos e assinados pelo profissional que será responsável pela aplicação do(s) teste(s). Por favor, faça o download do documento para o seu ambiente de trabalho clicando aqui.