Brincar e Integração Sensorial nos Primeiros Anos

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O brincar, como ocupação central da vida da criança, é extremamente importante, não só para o próprio desenvolvimento da criança, como para a evolução da sociedade em que ela se insere.

As crianças aprendem a andar, a falar, a comunicar, a autorregular-se, a partilhar e a resolver problemas enquanto experimentam brincadeiras com os outros e com o meio.
Ao brincar, recebem informação do corpo e do ambiente circundante através dos seus sistemas sensoriais. Esses sistemas sensoriais, movimentos, pensamentos, emoções e comportamentos são controlados pelo cérebro, que processa continuamente as inúmeras sensações recebidas a cada instante.
Acredita-se que o brincar e a integração sensorial evoluem de forma totalmente interdependente.

Destacam-se neste livro:

  • a análise da complexidade do brincar enquanto ocupação principal na vida da criança;
  • a evolução do brincar na prática da terapia ocupacional;
  • os modelos de intervenção na ocupação do brincar;
  • as neurociências e a integração sensorial de Ayres;
  • discute-se a necessidade de um raciocínio clínico que considere a relação entre a avaliação e intervenção na ocupação do brincar, e a utilização da abordagem de Integração Sensorial de Ayres como um meio para desenvolver o brincar.

Autoria: Paula Serrano – Terapeuta Ocupacional, mestre em Terapia Ocupacional – área de especialização Integração Sensorial | Formato: 17 x 24 cm (capa mole) | Nº Págs: 240.

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