Informação
O desenvolvimento da consciência fonológica encontra-se intimamente relacionado com a aprendizagem da leitura e da escrita, pelo que se salienta a importância de promover estas competências até à entrada no 1º ciclo, como forma de prevenir dificuldades futuras no processo de aprendizagem da associação grafema-fonema (leitura) e fonema-grafema (escrita) (Sim-Sim, 1998). No entanto, nem todas as crianças têm a oportunidade de adquirir e desenvolver estas competências, ocorrendo lacunas significativas que poderão passar despercebidas ao nível do pré-escolar, sendo identificadas muito tardiamente aquando do seu ingresso no 1º ciclo de escolaridade.
A intervenção deve ser frequente, sistemática e consistente logo no pré-escolar, como uma medida de prevenção, para reduzir as dificuldades e o comprometimento na aptidão para a aprendizagem da leitura/escrita. A consciência fonológica é o preditor mais robusto do (in)sucesso na fase inicial da aprendizagem.
Os vários cadernos desenvolvem as atividades de forma progressiva e com uma grande variedade de exercícios, começando pela frase, palavra, sílaba e fonemas. Para o nível 1, utilizámos essencialmente imagens (estimulação da linguagem oral) e para o nível 2, optámos por recorrer , também,1á escrita ( estimulação da relação entre linguagem oral e linguagem escrita). Tanto no nível 1 como no nível 2, as dificuldades aumentam gradualmente em cada exercício.