Os Sons e as Letras – Recursos para atividades de conversão fonema-grafema

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Além da dependência de fatores extralinguísticos, a aprendizagem da leitura e da escrita depende fortemente de competências de processamento fonológico (acesso lexical, memória fonológica e consciência fonológica). O conhecimento das letras constitui um requisito igualmente importante e, nas línguas alfabetizadas, como na portuguesa, é essencial e altamente recrutado, pelo menos, nas primeiras fases da aprendizagem desta competência (Fukuda & Capellini, 2011).

Entender e estabelecer relações entre letras e sons pode parecer simples, no entanto, para algumas crianças, a relação fonema-grafema é um desafio. Algumas crianças até podem conhecer todas as letras do alfabeto, porém, isso não significa que sejam capazes de estabelecer relações com os sons que lhes correspondem (relação grafema-fonema), comprometendo assim o processo de codificação na escrita e o de descodificação na leitura.

Este livro reúne recursos da metodologia MIF (Metodologia de Intervenção Fonológica – Não Linear), como sejam as onomatopeias e os gestos propostos para representação e evocação das unidades fonológicas, de forma a que sejam desenvolvidas atividades que possam estabelecer, treinar e estabilizar a relação entre sons e letras (relação grafema-fonema).

Assim, neste livro poderão ser encontrados triângulos com todas as onomatopeias, triângulos com as possibilidades de conversões ortográficas dos fonemas e também sugestões de utilização destes recursos. Encontrarão ainda envelopes para guardar os recursos.

Autoras: Dina Caetano Alves & Tânia Reis – Terapeutas da Fala.

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