PADLE – Protocolo de Aferição de Dificuldades em Leitura e Escrita – Vol. 2 – Leitura

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A Avaliação da Leitura quer em contexto pedagógico ou até mesmo no âmbito das Perturbações da Aprendizagem revelaram-se sempre de alguma dificuldade.
Ao longo da minha prática docente e em contexto de avaliação senti a necessidade de ter um instrumento que permitisse que estas crianças e jovens pudessem ser observados ou avaliados por algo devidamente estruturado e validado à população a que pertencem.
Foi neste âmbito que surgiu o PADLE – Protocolo de Aferição em Dificuldades de Leitura e Escrita. Depois do sucesso do Vol. 1 – Escrita, surge agora validado também à população portuguesa e brasileira com 450 crianças. o Vol. 2 – Leitura.

Neste protocolo, para além de avaliar competências do ato da Escrita (para o qual deve adquirir o vol. 1) poderá ainda aferir, de forma inovadora, componentes da Leitura, agora neste Vol. 2.
Outra inovação é o facto de o profissional poder obter no final um relatório percentílico e qualitativo por áreas e sub-áreas, através de uma plataforma online.

As sub-áreas avaliadas da Leitura são:

  • Consciência Fonológica (CF);
  • Descodificação / Decodificação (DC);
  • Fluência e Velocidade Leitora (FLVL);
  • Fluência e Expressão Leitora (FLEXL);
  • Compreensão do texto (CT);
  • Leitura de Pseudopalavras (LPSEUD)
  • Leitura de Palavras Isoladas (LPALVI).

O PADLE é acima de tudo um contributo para todos os profissionais da Educação e Saúde que trabalham com Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e Escrita. – Rafael Pereira

Qtd:

FICHA TÉCNICA

  • Versão: Portuguesa
  • Autor: Rafael Silva Pereira
  • População: Crianças
  • Idades: do 2º ao 6º Ano de Escolaridade
  • Aplicação: Individual
  • Duração: 60 minutos

DESCRIÇÃO

Neste protocolo, para além de avaliar competências do ato da Escrita (para o qual deve adquirir o vol. 1) poderá ainda aferir, de forma inovadora, componentes da Leitura, agora neste Vol. 2.
Outra inovação é o facto de o profissional poder obter no final um relatório percentílico e qualitativo por áreas e sub-áreas, através de uma plataforma online.

As sub-áreas avaliadas da Leitura são:

  • As áreas aqui avaliadas são a Consciência Fonológica (CF);
  • Descodificação / Decodificação (DC);
  • Fluência e Velocidade Leitora (FLVL);
  • Fluência e Expressão Leitora (FLEXL);
  • Compreensão do texto (CT);
  • Leitura de Pseudopalavras (LPSEUD)
  • Leitura de Palavras Isoladas (LPALVI).

O PADLE é acima de tudo um contributo para todos os profissionais da Educação e Saúde que trabalham com Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e Escrita. – Rafael Pereira.

NORMAS

Percentis definidos em função da escolaridade: 2º Ano; 3º e 4º Anos; 5º e 6ª Anos.

Amostra: 450

CORREÇÃO

As respostas dadas pela criança são anotadas no Caderno de Registo para posterior registo na plataforma online.

MATERIAL

PADLE – Protocolo de Aferição de Dificuldades em Leitura e Escrita – Vol. 2 – Leitura, é constituído por:

  • Cadernos de Estímulos;
  • Cadernos com as Normas e Validação;
  • Cadernos de resposta individual;
  • Link e senha para aceder à plataforma de registo dos resultados, para obtenção do relatório.

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