Sagas de Claire – Programa de Desenvolvimento da Consciência Fonológica
80,00 €
Criado no âmbito de uma investigação de doutoramento, o Sagas de Claire tem como objetivo estimular o desenvolvimento da consciência fonológica de forma lúdica e interativa, nos diversos contextos: em casa, na escola ou em terapia. Os jogadores devem responder corretamente às perguntas relacionadas com consciência fonológica. O vencedor é aquele que chega primeiro à última casa (casa 80) do tabuleiro, superando os desafios ao longo do caminho.
Funciona como um programa preventivo para crianças em idade pré-escolar e nos primeiros anos de escolaridade ou como uma ferramenta de apoio para quem enfrenta dificuldades na aprendizagem da leitura.
Para a seleção de estímulos, foram consideradas diferentes unidades linguísticas (palavra, silábica, intrassilábica e fonémica), bem como a posição da unidade manipulada (sílaba inicial e fonema inicial), fator que influencia o grau de dificuldade das atividades.
Material
4 tabuleiros em madeira, com casas coloridas. Cada casa tem uma cor e esta corresponde a uma dimensão da consciência fonológica;
Uma roleta (leme) com os números de 1 a 3, indicando a progressão no tabuleiro;
4 Peões em madeira, para os jogadores, com personagens do jogo Sagas de Claire;
200 cartas:
50 cartas coloridas para Consciência da Palavra;
50 cartas coloridas para Consciência Silábica;
50 cartas coloridas para Consciência Intrassilábica;
50 cartas coloridas para Consciência Fonémica;
Em cada carta há perguntas para 4 graus de dificuldade. No total são 800 perguntas!
Guia Didático com enquadramento teórico e manual de instruções.
Algumas casas do tabuleiro são especiais, adicionando um elemento surpresa e incentivando a criança a estar preparada para desafios inesperados (Casa-pena; Casa-poço; Casa-caveira).
Autora: Clara Gomes, é doutorada em Ciências da Educação pela Universidade Católica do Porto. Especialista em Perturbações de Aprendizagem Específica, na leitura e na escrita.
Idade: dos 4 aos 10 anos | Nº Jogadores: 2 a 5 | Tempo: 20 a 30 min.
Neste primeiro jogo de palavras, o adulto deve explicar às crianças que vão ouvir perguntas e nesses desafios devem responder corretamente, de acordo com o número de palavras na frase.
EXEMPLO
No jogo de segmentação do número de palavras na frase, o adulto pergunta quantas palavras tem a frase: “O João brinca.” O adulto pode incentivar a
criança a bater as palmas, para ajudar na contagem de palavras na frase.
SUGESTÃO
Sempre que a resposta estiver errada, o adulto deve dar ênfase à resposta correta e, se possível, dar exemplos semelhantes (frases com o mesmo número de palavras).
CONSCIÊNCIA SILÁBICA
INSTRUÇÕES NÍVEL 1 e NÍVEL 2
Neste jogo silábico nível 1 e 2, o adulto deve explicar às crianças que vão ouvir perguntas e, nesses desafios, devem responder corretamente, de acordo com o número de sílabas da palavra.
EXEMPLO
No jogo de segmentação do número de sílabas, o adulto pergunta quantas
sílabas tem a palavra fada. O adulto pode incentivar a criança a bater as
palmas para ajudar na segmentação das palavras nas respetivas sílabas.
O jogo tem início com dissílabos e estímulos simples consoante-vogal consoante-vogal (CVCV), mas gradualmente surgem palavras com várias sílabas e fusões fonémicas mais complexas.
SUGESTÃO
Sempre que a resposta estiver errada, o adulto deve dar ênfase à resposta correta e, se possível, dar exemplos semelhantes (nomear palavras com o mesmo número de sílabas).
INSTRUÇÕES NÍVEL 3 e NÍVEL 4
No jogo silábico nível 3 e nível 4, o adulto deve explicar às crianças que vão ouvir perguntas e, nesses desafios, devem responder corretamente, de acordo com a sílaba inicial da palavra.
EXEMPLO
No jogo de identificação de sílabas iniciais iguais o adulto pergunta se as duas palavras iniciam com a mesma sílaba: pato/pala. Se a criança apresenta dificuldades em detetar as sílabas iniciais comuns nas palavras “pato” e “pala”, o adulto deve pedir à criança para repetir a palavra “pato” lentamente e, ao pronunciar a primeira sílaba, deve conduzi-la a assinalar o que acabou de dizer. Deve repetir o procedimento para a segunda palavra. Esta repetição deve acontecer até a criança conseguir ter consciência das sílabas iniciais partilhadas pelas palavras.
SUGESTÃO
Sempre que a resposta estiver errada, o adulto deve dar ênfase à resposta correta e, se possível, dar exemplos semelhantes (nomear palavras com as mesmas sílabas inicias). As palavras utilizadas, inicialmente, devem ser dissilábicas e ter estrutura silábica simples, CVCV.
CONSCIÊNCIA INTRASSILÁBICA
INSTRUÇÕES NÍVEL 1 e NÍVEL 2
Neste jogo intrassilábico nível 1 e 2, o adulto deve explicar às crianças que vão ouvir perguntas e, nesses desafios, devem responder corretamente, de acordo com o som final das palavras.
EXEMPLO
No jogo de identificação de rimas, o adulto pergunta se as palavras rimam e pode dar ênfase ao som final, para a criança identificar a rima.
INSTRUÇÃO NÍVEL 3
No jogo intrassilábico nível 3, o adulto deve explicar às crianças que vão ouvir perguntas com três estímulos (três palavras) e, nesses desafios, devem responder corretamente, indicando qual a palavra que não rima.
EXEMPLO
No jogo de identificação de rimas o adulto pergunta qual a palavra que não rimam.
Se a criança apresenta dificuldades em detetar sons finais comuns nas palavras “fado”; “dado” e “música”, o adulto deve pedir à criança para repetir as palavras lentamente e, ao pronunciar o som final, deve conduzi-la a assinalar o que acabou de dizer. Deve repetir o procedimento para a segunda e terceira palavra até que seja capaz de reconhecer o par que rima.
CONSCIÊNCIA FONÉMICA
INSTRUÇÕES NÍVEL 1 e NÍVEL 2
Neste jogo fonémico nível 1 e nível 2, o adulto deve explicar às crianças que vão ouvir perguntas e, nesses desafios, devem responder corretamente, de acordo com o número de sons da palavra.
EXEMPLO
No jogo de segmentação do número de sons, o adulto pergunta quantos sons tem, por exemplo a palavra lata. O jogo inicia com dissílabos e estímulos simples CVCV, mas gradualmente surgem palavras com fusões fonémicas mais complexas.
INSTRUÇÕES NÍVEL 3 e NÍVEL 4
No jogo fonémico nível 3 e nível 4, o adulto deve explicar às crianças que vão ouvir perguntas e, nesses desafios, devem responder corretamente, de acordo com o som inicial da palavra.
EXEMPLO
No jogo de identificação de sons inicias iguais, o adulto pergunta se as palavras loto/lula iniciam com o mesmo som. Se a criança apresenta dificuldades em detetar sons iniciais comuns nas palavras “pato” e “pote”, o adulto deve pedir à criança para repetir a palavra lentamente e conduzi-la a assinalar som por som. Deve repetir o procedimento para a segunda palavra.
DICAS PARA PAIS E PROFISSIONAIS
Incentive a participação ativa e celebre os acertos para reforçar a confiança das crianças.
As casas introduzem uma componente lúdica e estratégica ao jogo, ajudando as crianças a desenvolverem a resiliência e a lidarem com imprevistos de forma divertida. Além disso, reforçam a motivação e o envolvimento na atividade, tornando a experiência de aprendizagem ainda mais dinâmica.
Caso a criança erre, dê sempre a pista correta, sem enfatizar o erro.
Se necessário, adapte o nível das perguntas para atender às necessidades individuais (por exemplo, caso se encontre na ilha 2 e a criança ainda esteja a ter dificuldades nas perguntas do nível 1, mantenha esse nível até a criança estar mais confiante).
Utilize o jogo como uma oportunidade de reforçar habilidades fonológicas num ambiente divertido e colaborativo.
SINAIS DE ALERTA - EM IDADE PRÉ-ESCOLAR
Identificar precocemente dificuldades no desenvolvimento da consciência fonológica é fundamental para prevenir desafios futuros na aprendizagem da leitura. É essencial que pais, professores e outros profissionais que mantêm contacto com a criança estejam atentos aos sinais de risco.
Este jogo pode ser uma ferramenta útil para observar o desempenho da criança em habilidades linguísticas consideradas como fundamentais para a leitura. Se a criança apresentar dificuldades persistentes em identificar e manipular os sons da fala, mesmo após oportunidades de prática sistemática do jogo Sagas de Claire, recomenda-se avaliação por uma equipa especializada, por profissionais qualificados, como psicólogos, terapeutas da fala e especialistas em dificuldades de aprendizagem. Um despiste ou diagnóstico precoce e um acompanhamento adequado são essenciais para diminuir os impactos no desenvolvimento da leitura e da escrita, promovendo o sucesso escolar e o bem-estar emocional da criança.
O manual Sagas de Claire tem um papel preventivo, ao informar a família e a escola sobre a importância de estarem atentas aos sinais de risco para uma eventual dificuldade de leitura. A identificação destes sinais pela família e/ ou escola é fundamental para garantir que a criança receba, o mais cedo possível, o encaminhamento adequado para trabalhar essas questões e prevenir o insucesso escolar.
Atraso no desenvolvimento da linguagem. Começou a falar mais tarde e manteve uma linguagem “abebezada” demasiado tempo.
• Apresentou problemas em pronunciar determinados sons/fonemas.
• Na linguagem oral, manifestou dificuldades na construção de frases, só as começou a elaborar mais tardiamente e as frases eram curtas, com palavras mal pronunciadas (com omissões ou substituições de fonemas) e tinham pouco sentido.
• Durante a Educação Pré-escolar, revelou dificuldades em memorizar e acompanhar canções e lengalengas.
• Dificuldade em memorizar e recordar algumas letras, nomeadamente as do seu próprio nome, ou dificuldades em recordar números, cores e objetos.
•Dificuldade em compreender o sentido do número e em aprender a contar.
• Visualmente troca números como o 2/5 ou o 6/9.
• Dificuldade em organizar objetos pela forma, cor ou tamanho.
• Dificuldade na lateralidade, não distingue esquerda e direita.
• Existência de dificuldades de aprendizagem na família.
SINAIS DE ALERTA - EM IDADE ESCOLAR
Identificar precocemente dificuldades no desenvolvimento da consciência fonológica é fundamental para prevenir desafios futuros na aprendizagem da leitura. É essencial que pais, professores e outros profissionais que mantêm contacto com a criança estejam atentos aos sinais de risco.
Este jogo pode ser uma ferramenta útil para observar o desempenho da criança em habilidades linguísticas consideradas como fundamentais para a leitura. Se a criança apresentar dificuldades persistentes em identificar e manipular os sons da fala, mesmo após oportunidades de prática sistemática do jogo Sagas de Claire, recomenda-se avaliação por uma equipa especializada, por profissionais qualificados, como psicólogos, terapeutas da fala e especialistas em dificuldades de aprendizagem. Um despiste ou diagnóstico precoce e um acompanhamento adequado são essenciais para diminuir os impactos no desenvolvimento da leitura e da escrita, promovendo o sucesso escolar e o bem-estar emocional da criança.
O manual Sagas de Claire tem um papel preventivo, ao informar a família e a escola sobre a importância de estarem atentas aos sinais de risco para uma eventual dificuldade de leitura. A identificação destes sinais pela família e/ ou escola é fundamental para garantir que a criança receba, o mais cedo possível, o encaminhamento adequado para trabalhar essas questões e prevenir o insucesso escolar.
• Lentidão na automatização da leitura.
• Dificuldade na aprendizagem das letras, na associação de grafema-fonema.
• Dificuldade na soletração de palavras simples.
• Persistência de problemas na linguagem.
• Dificuldades em encontrar os termos certos para se expressar.
• Dificuldades na consciência fonológica (segmentação silábica, rima e
manipulação de sons, dificuldades na fronteira de palavra).
• Velocidade de leitura abaixo do esperado para a idade (leitura lenta e hesitante);
• Dificuldades de compreensão/interpretação de textos (compreensão superior quando é lido pelo adulto).
• Resistência em tarefas que impliquem leitura e escrita.
• Trocas fonológicas e lexicais: o-u; p-t; s-ss-ç; s-z; f-t; m-n; f-v; g-j; ch-x; x/ch-j; nh-lh-ch; ão-am.
• Escrita de frases com palavras unidas ou separadas.
• Ausência de pontuação e/ou desrespeito pelas regras gráficas (uso da cedilha, do hífen) ou ausência de letra maiúscula no início das frases.
• Desmotivação e/ou ansiedade em relação à escola.
• Postura corporal tensa e/ou nervosa nos momentos de leitura e escrita.
• Problemas de escrita (trocas fonológicas e lexicais).
• Dificuldades em aprender uma língua estrangeira.
• Dificuldades de memória a curto-prazo.
• Caligrafia muito irregular.
• Demora a responder às questões orais.
• Necessidade de mais tempo para realizar as tarefas escritas.
• Baixa autoestima e perceção negativa do seu desempenho académico.
• Dificuldade em compreender a linguagem e os símbolos matemáticos: “+”, “- “, “=”.
• Dificuldade em resolver problemas matemáticos básicos através da soma, subtração, multiplicação e divisão.
• Fraca memória de longo prazo para funções matemáticas.
• Pouca familiaridade com o vocabulário da matemática.
• Existência de familiares com dificuldade de leitura e escrita.
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