Workshop: Relatório Técnico-Pedagógico (RTP)

85,00 

Plataforma ZOOM

22, 29 Mar. e 05 Abr. 2025 – sábado | 09:30-13:00 h

Dra. Nídia de Amorim

O Decreto-Lei n.º 54/2018 estabelece o enquadramento jurídico da Educação Inclusiva, reconhecendo a diversidade dos alunos e ajustando o ambiente escolar às suas características individuais, visando eliminar barreiras à aprendizagem e garantir igualdade de oportunidades.
O Relatório Técnico-Pedagógico (RTP) é uma ferramenta essencial para implementar as medidas educativas previstas, identificando as necessidades dos alunos e sugerindo estratégias pedagógicas personalizadas. Elaborado por uma equipa multidisciplinar, o relatório detalha as intervenções pedagógicas e adaptações curriculares, promovendo o sucesso escolar. Além disso, facilita a monitorização contínua do progresso dos alunos, assegurando transparência e adaptação do ensino às suas necessidades. Em suma, o RTP é crucial para garantir práticas inclusivas eficazes, em linha com os princípios da Educação Inclusiva.

Qtd:

OBJETIVOS

Objetivo Geral

  • Desenvolver competências sobre a implementação de um Relatório Técnico-Pedagógico

Objetivos Específicos

  • Compreender a definição de Relatório Técnico-Pedagógico (RTP);
  • Estabelecer o Perfil do Aluno (valores e áreas de competências);
  • Refletir sobre diferentes conceitos, ideias e práticas pedagógicas (medidas/estratégias e metodologias) subjacentes ao novo envolvimento legislativo;
  • Aplicar a teoria à realidade, através da análise de um exemplo prático.