Fundamentos da Educação Especial: um Guia para Educadores e Professores

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O facto de Portugal ter aderido ao preconizado na Declaração de Salamanca que, na generalidade, enquadra a Ação na área das Necessidades Educativas Especiais, numa perspetiva de inclusão destes alunos nas escolas públicas, e da legislação portuguesa enfatizar essa inclusão, faz com que se sinta a necessidade de todos os educadores e professores compreenderem os fundamentos que regem uma educação de qualidade para as crianças e adolescentes que apresentem necessidades especiais. Deste modo, este livro, Fundamentos da Educação Especial, foi desenhado para esse fim, contendo um conjunto de informação relevante para que todos os educadores e professores possam contribuir com eficácia para a educação dos alunos com necessidades especiais. Assim sendo, ele pretende, de uma forma simples e prática, responder às muitas questões que os professores têm acerca da educação de alunos com necessidades especiais, incluindo:

  • Que são necessidades especiais? 
  • Como são identificados os alunos com para os serviços de educação especial e quem é elegível?
  • Quantos alunos recebem serviços de educação especial?
  • Que tipos de serviços e apoios requerem os alunos com necessidades educativas especiais?
  • Onde devem ser ensinados os alunos com necessidades educativas especiais?
  • Como devem ser ensinados os alunos necessidades educativas especiais?
  • Que dizer sobre os alunos em risco?
  • Que dizer sobre os alunos sobredotados e talentosos?

Autor: Luís de Miranda Correia (Psicólogo e Professor Catedrático Emérito da Universidade do Minho) | Nº Págs: 128.

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