DESCRIÇÃO
A Escala de Avaliação das Competências no Devenvolvimento Infantil (SGS-II) é um instrumento de avaliação do desenvolvimento infantil, concebido para ser utilizado por todos os profissionais ligados à saúde infantil, designadamente, médicos pediatras, enfermeiros e psicólogos. Pode ainda ser extraído um resultado relativamente à área cognitiva, a partir de itens relevantes.
A SGS-II permite identificar o nível de desenvolvimento da criança, em nove áreas de competências:
- Controlo Postural Passivo
- Controlo Postural Ativo
- Locomotoras
- Manipulativas
- Visuais
- Audição e Linguagem
- Fala e Linguagem
- Interação Social
- Autonomia Pessoal
A Folha de Registo pode ser utilizada em quatro momentos de avaliação distintos possibilitando, deste modo, a monitorização da evolução do desenvolvimento da criança ao longo do tempo.
A Folha de Perfil possibilita uma visualização rápida e de fácil compreensão relativamente ao nível de desenvolvimento em cada uma das áreas de competências.
Esta nova edição conta com itens revistos, materiais atualizados e estudo dos indicadores de fiabilidade e validade efetuados com uma amostra de crianças portuguesas. Estes estudos demonstram não só a utilidade da prova, como também a confiança que se pode ter na utilização das tabelas de normas inglesas.
VANTAGENS
Vantagens da SGS-II
Simplicidade: O Caderno de Registo pode ser utilizado para avaliar a mesma criança em 4 momentos diferentes, fornecendo, desta forma, uma visão rápida e de fácil compreensão sobre o seu progresso ao longo do tempo. A representação gráfica dos resultados na Folha de Perfil facilita a comunicação com os pais (ou outros cuidadores) e com outros profissionais (em caso de encaminhamento), permitindo visualizar quais as forças da criança e áreas em que, eventualmente, poderão existir atrasos.
Utilização Universal: A SGS-II pode ser utilizada como ferramenta universal de rastreio do desenvolvimento, permitindo que todas as crianças possam ser avaliadas de forma consistente e rápida, sem deixar passar aspetos que, por vezes, podem passar despercebidos numa consulta de rotina.
NORMAS
Validade e fiabilidade
Os estudos de validade conduzidos com a versão original inglesa da SGS II mostram que se trata de um instrumento que cumpre plenamente os objetivos a que se propõe. Adicionalmente, os estudos conduzidos com a tradução portuguesa da SGS II revelam índices de fiabilidade elevados e que os dados normativos ingleses podem ser utilizados com segurança na avaliação de crianças portuguesas.
CORREÇÃO
CORREÇÃO MANUAL: QUALITATIVA. A pontuação atribuída a cada área é calculada com base na qualidade do desempenho da criança em cada item. A informação necessária para a correção desta prova encontra-se no manual de administração e no caderno de registo.
MATERIAL
A escala SGS-II é constituída pelo seguinte material:
- Manual Técnico (1);
- Manual do Utilizador (1);
- Kit de materiais estandardizados (1);
- Caderno de Gravuras(1);
- Folhas de Registo (25 ou 10);
- Folhas de Perfil (100 ou 25).
REQUISITOS
Se ainda não é nosso cliente de testes, solicitamos que nos envie, juntamente com a encomenda:
- Cópia da Cédula Profissional ou do Certificado de Habilitações;
- Formulário de Registo e Termo de Responsabilidade devidamente preenchidos e assinados pelo profissional que será responsável pela aplicação do(s) teste(s). Por favor, faça o download do documento para o seu ambiente de trabalho clicando aqui.