DESCRIÇÃO
A BMM é constituída por seis testes:
- Dígitos: Avalia a memória de curto prazo para estímulos verbais. Consiste na memorização e evocação de sequências de números.
- Dígitos Coloridos: Avalia a memória de curto prazo para conteúdos verbais. Consiste na memorização e evocação de sequências aleatórias de números de diferentes cores.
- Letras e Dígitos: Avalia a memória de trabalho para conteúdos verbais. Consiste na memorização e evocação de sequências aleatórias de números e letras. Os números deverão ser evocados por ordem crescente e as letras pela ordem do alfabeto.
- Espacial: Avalia a memória de curto prazo para estímulos não verbais. Consiste na memorização e evocação de sequências de localizações espaciais.
- Visuo-espacial: Avalia a memória de trabalho para conteúdos não verbais. Consiste na memorização e evocação de sequências de estímulos em diferentes localizações espaciais. A posição relativa dos estímulos deverá ser evocada pela sua ordem de aparecimento.
- Setas e Números: Avalia a memória de trabalho para conteúdos não verbais. Consiste na memorização de sequências aleatórias de setas e números. As sequências deverão ser memorizadas para posterior identificação de um erro na sequência de números e setas.
Poderão ser obtidos quatro índices com a BMM:
- Memória Verbal: Avalia a capacidade para evocar conteúdos verbais da memória que foram previamente apresentados.
- Memória Não Verbal: Avalia a capacidade para evocar conteúdos não verbais da memória que foram previamente apresentados.
- Memória de Trabalho: Avalia a capacidade para armazenar temporariamente informação visual e verbal e desempenhar um conjunto de operações cognitivas que requeiram atenção dividida e a gestão dos limites de capacidade da memória.
- Memória de Curto Prazo: Avalia a capacidade para recordar informação verbal e não verbal previamente apresentada.
A tabela abaixo contém a correspondência entre os índices da BMM e os testes que contribuem para cada um deles.
APLICAÇÃO
A BMM poderá ser utilizada em contexto educacional, organizacional e clínico.
No âmbito educacional, a memória aparece como sendo um importante preditor de desempenho académico e, neste âmbito, poderá ser utilizada no diagnóstico de alterações relacionadas com a leitura, escrita ou aritmética.
De igual forma, a presente bateria poderá ser utilizada em contexto clínico, contribuindo para o diagnóstico de perturbações como a Depressão, Esquizofrenia, Doença de Parkinson, Doença de Alzheimer e Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção.
FIABILIDADE E VALIDADE
Fiabilidade
Os valores obtidos no alfa de Cronbach e derivados das medidas de Rasch são, na sua gereralidade, elevados (próximos ou acima de .80), indicando que a BMM apresenta uma consistência interna adequada.
Validade
O manual técnico inclui vários estudos de validade como, por exemplo, validade de construto, validade concorrente e estudos diferenciais tendo em conta a variável sexo e o perfil académico.
NORMAS
Amostra portuguesa: N (total)= 677
A tipificação portuguesa utiliza a escala percentílica e a escala eneatípica.
Tabelas de normas disponíveis:
- Ensino Secundário (16,17 e 18 anos) – Ambos os sexos
- Ensino Secundário (16,17 e 18 anos) – Sexo masculino
- Ensino Secundário (16,17 e 18 anos) – Sexo feminino
- Ensino Superior (>18 anos) – Ambos os sexos
- Ensino Superior (>18 anos) – Sexo masculino
- Ensino Superior (>18 anos) – Sexo feminino
MATERIAL
A BMM é uma bateria de avaliação em formato computorizado, constituída pelo seguinte material:
- Manual Técnico;
- PEN-USB com software BMM.
Complementarmente, deverá ser instalado o freeware JAVA (poderá fazer o download aqui) para que o software BMM possa funcionar. Tratando-se de uma bateria em formato computorizado é fundamental que os sujeitos estejam familiarizados (ao nível do utilizador) com o uso de computadores.
A correção da BMM é realizada através da plataforma TPbyHogrefe.