Exercícios de Consciência Fonológica – Consciência de Palavra

18,00 

O livro “Exercícios de consciência fonológica – Consciência de palavra” inclui diversas atividades com vista ao desenvolvimento da consciência fonológica considerando a unidade palavra. 

Os exercícios propostos estão organizados em função do grau de complexidade das tarefas  (segmentação, síntese, supressão e adição) e respeitando a introdução gradual ou o retirar de estratégias, apresentando instruções pormenorizadas que facilitam a aplicação por parte de um adulto, mesmo com menos experiência nesta área.

Desta forma, a implementação destes exercícios promove o desenvolvimento de uma das competências essenciais à aprendizagem da leitura e da escrita uma vez que as crianças exploram os pré-requisitos que estão na base do sucesso desta aprendizagem.

Estes exercícios podem ser aplicados em crianças desde o pré-escolar, primeiro ciclo e até segundo ciclo, que apresentam, ou não, dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita (como a dislexia ou outras patologias da linguagem escrita).

As tarefas encontram-se prontas a utilizar podendo ter em vista um objetivo mais preventivo ou reabilitador.

Pretende-se, portanto, que este seja um instrumento flexível e utilizado de acordo com as necessidades individuais, propósitos pedagógicos ou terapêuticos.

É o primeiro de quatro volumes. Os restantes serão editados em breve e terão como temas: “Consciência Silábica”, “Consciência Fonémica” e “Relação Fonema-grafema”. 

Autor: Karla Cysne, Teresa Chamusca, Dina Caetano Alves e Tânia Reis (Terapeutas da Fala).

Qtd:

Também pode gostar…