Logico Piccolo – Consciência Fonológica (Pré-escolar e 1º Ciclo)

25,00 135,00 

Especialmente concebido para crianças em idade pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico (1º e 2º anos), em fase prévia e emergente do processo de aprendizagem do princípio alfabético
Poderá também ser utilizado em crianças que ainda apresentem dificuldades na consciência fonológica, já em anos mais avançados. Cada exercício foi pensado de forma a se adequar a cada uma. Algumas apreendem logo o exercício e executam-no com facilidade, outras necessitam de mais treino.

Níveis de Consciência Fonológica:

  • Noção de palavra (capacidade de segmentar a frase em palavras, organizá-las e dar-lhe sentido);
  • Noção de rima (capacidade de identificar rimas);
  • Aliteração (capacidade de identificar ou repetir a sílaba ou fonema no início da palavra);
  • Consciência silábica (capacidade de segmentar palavras em sílabas, a criança tem de identificar e discriminar as sílabas com diferentes formatos);
  • Consciência fonémica (capacidade de manipular e isolar os fonemas que compõem a palavra);
  • Relação entre sons/fonemas e grafemas.

Os vários cadernos desenvolvem as atividades de forma progressiva e com uma grande variedade de exercícios, começando pela frase, palavra, sílaba e fonemas. Para o nível 1, utilizámos essencialmente imagens (estimulação da linguagem oral) e para o nível 2, optámos por recorrer , também,1á escrita ( estimulação da relação entre linguagem oral e linguagem escrita). Tanto no nível 1 como no nível 2, as dificuldades aumentam gradualmente em cada exercício.

Temas dos Cadernos: Brincar com as frases, as palavras e as sílabas | Brincar com rimas e sílabas | Brincar com os sons da fala (fonemas) | Brincar com rimas e sílabas tónicas | Brincar com as sílabas, as palavras e os sons da fala (fonemas) | Brincar com os sons da fala (fonemas), e descobrir palavras escondidas.

Autoras: Dina Caetano Alves (Linguista, Terapeuta da Fala, Professora no Politécnico de Setúbal) e Angelina Bedo Ribeiro (Professora, especializada em Educação Especial) | Conteúdo: 6 cadernos (3 para Nível 1 e 3 para nível 2) e 1 suporte Logico Piccolo. Cada Cadernos é composto por 16 fichas para colocar no suporte, com sistema autocorretivo no verso.

Consulte em baixo informações detalhadas sobre cada um dos cadernos.

Qtd:

Informação

O desenvolvimento da consciência fonológica encontra-se intimamente relacionado com a aprendizagem da leitura e da escrita, pelo que se salienta a importância de promover estas competências até à entrada no 1º ciclo, como forma de prevenir dificuldades futuras no processo de aprendizagem da associação grafema-fonema (leitura) e fonema-grafema (escrita) (Sim-Sim, 1998). No entanto, nem todas as crianças têm a oportunidade de adquirir e desenvolver estas competências, ocorrendo lacunas significativas que poderão passar despercebidas ao nível do pré-escolar, sendo identificadas muito tardiamente aquando do seu ingresso no 1º ciclo de escolaridade.

A intervenção deve ser frequente, sistemática e consistente logo no pré-escolar, como uma medida de prevenção, para reduzir as dificuldades e o comprometimento na aptidão para a aprendizagem da leitura/escrita. A consciência fonológica é o preditor mais robusto do (in)sucesso na fase inicial da aprendizagem.

Os vários cadernos desenvolvem as atividades de forma progressiva e com uma grande variedade de exercícios, começando pela frase, palavra, sílaba e fonemas. Para o nível 1, utilizámos essencialmente imagens (estimulação da linguagem oral) e para o nível 2, optámos por recorrer , também,1á escrita ( estimulação da relação entre linguagem oral e linguagem escrita). Tanto no nível 1 como no nível 2, as dificuldades aumentam gradualmente em cada exercício.

Também pode gostar…