Violência nas Escolas – Caracterização, Análise e Intervenção

22,20 

Um livro com dados exclusivos sobre a violência em ambiente escolar, baseados em fontes oficiais e ainda não divulgados.
Um recente relatório da UNICEF aponta para que metade dos alunos em todo o mundo já tenha vivenciado violência na escola ou nas suas imediações. Em Portugal, a violência na escola é também uma realidade crescente e preocupante, comprovada pelas mais de nove mil ocorrências anuais em média na última década.
O presente livro apresenta os números reais sobre a violência nas escolas portuguesas, até agora desatualizados, permitindo fazer aqui uma caracterização e análise das várias dimensões da problemática.
São analisadas as consequências oficiais dos fenómenos criminais ligados à esfera escolar, como a delinquência juvenil, a criminalidade grupal, o bullying e cyberbullying e a violência no namoro, fenómenos estes que desencadeiam muitas vezes a sinalização de crianças e jovens por comportamentos de perigo, o internamento em centros educativos e, em consequência última, a pena de prisão.
Com esta obra pretende‐se contribuir para mais e melhores planos de ação, com o intuito de dar a conhecer a realidade da violência escolar no nosso país, comprometendo o Governo, a escola, a comunidade educativa e a família para uma cultura de paz e para a construção de respostas que possam auxiliar na execução de programas educativos eficazes na prevenção e intervenção sobre os vários tipos de violência em ambiente escolar.
Um recurso essencial para profissionais, estudantes e investigadores e para todos os interessados na defesa e promoção dos direitos das crianças e jovens.

Autor: Miguel Rodrigues | Dimensões: 156 x 235 x 14 mm (Capa mole) | Nº Págs: 224.

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REF: 9789896931643 Categorias: , , ,

Conteúdos abordados

  • Delinquência juvenil enquanto fenómeno criminal e suas consequências oficiais
  • Sistema de justiça juvenil português; Crianças/jovens sinalizados por comportamentos de perigo
  • Medidas de internamento em Centro Educativo
  • Criminalidade grupal
  • Violência no namoro
  • Bullying e cyberbullying
  • Ocorrências criminais em ambiente escolar
  • Distribuição geográfica da criminalidade escolar
  • Natureza criminal e não criminal da violência nas escolas
  • Tipologias de ilícitos em ambiente escolar
  • Programa Escola Segura das Polícias
  • Meio humanos e automóveis das polícias em contexto escolar e Ações realizadas pelo Programa Escola Segura.

Público - Alvo

  • Profissionais das polícias e forças de segurança
  • Alunos e professores de cursos de Criminologia e Ciências Policiais
  • Docentes do ensino básico ao secundário
  • Técnicos e investigadores de Intervenção Social, Psicologia e de outras áreas que lidem com estas matérias.

Sobre o Autor

Dr. Miguel Rodrigues

Doutor em Educação | Pós-Doutorando em Educação | Mestre em Serviço Social: Gestão de Unidades Sociais e de Bem-Estar | Pós-graduado em Criminologia | Pós-graduado em Serviço Social: Gestão de Unidades Sociais e de Bem-Estar | Licenciado em Serviço Social | Investigador Pós-Doutorando do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CEIED) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) | Coautor do livro “Violência Doméstica: Identificar, Avaliar e Intervir” (2016 – Prime Books) | Autor de diversos artigos científicos, entre os quais, “Tráfico de crianças: Mito ou realidade em Portugal?”, “O luto de crianças e jovens: A perda de mães vítimas de femicídio” (2017 – Peritia) | Orador convidado em diversos Congressos e Seminários | Possui diversos cursos de especialidades, entre os quais, Cibercrime | Profiling Criminal | Tráfico Humano | Vitimologia Forense | Análise da Cena de Crime | Suicídio e Comportamentos Autolesivos | Psicologia do Luto | Orientação Sexual e Igualdade de Género | Bullying e Cyberbullying: Prevenção e intervenção |Técnico de Apoio à Vítima | Violência Doméstica | Princípios de Intervenção na Violência Doméstica | Prevenção da Violência de Género | Violência Doméstica: Consequências no Desenvolvimento da Criança e do Jovem | Alineação Parental | Avaliação e Diagnóstico do Risco e do Perigo: Instrumentos de Avaliação do Mau Trato contra a Criança e Jovens |A nível profissional: Chefe da Polícia de Segurança Pública (PSP).