DESCRIÇÃO
O Inventário de Hábitos de Estudo (IHE) tem três objetivos:
- Avaliar qualitativa e quantitativamente as atitudes ou condições de estudo do estudante;
- Prever o seu nível de progresso escolar;
- Atuar no sentido de modificar hábitos de estudo deficientes.
O IHE permite a avaliação dos hábitos de estudo dos adolescentes. Os seus resultados têm em consideração os seguintes aspetos:
- Condições ambientais de estudo;
- Planificação do estudo;
- Utilização de materiais;
- Assimilação de conteúdos.
Inclui um guião para alunos e outro para professores. Enquanto que, no primeiro caso, o guião se destina a auxiliar os alunos a aprenderem a estudar, no segundo caso, o guião serve de orientador, auxiliando os professores na transmissão de conhecimentos relacionados com os métodos de estudo.
Sugestão: Sugere-se como método de intervenção, complementar a este instrumento de avaliação, o programa “Ser Estudante“ da coleção Construir o Futuro.
NORMAS
Amostra portuguesa: N (total)=724; adolescentes com escolaridade entre o 7º e o 12º ano. A tipificação portuguesa utiliza a escala percentílica e a escala típica de eneatipos (estaninos).
Tabelas de normas disponíveis: Por Escolaridade (ambos os sexos).
CORREÇÃO
CORREÇÃO ONLINE.
A correção desta prova é feita na plataforma TP Online by Hogrefe. Se ainda não tem a Licença de utilização desta plataforma, é imprescindível a sua aquisição. Poderá fazê-lo clicando aqui.
MATERIAL
O teste IHE é constituído pelo seguinte material:
- Manual Técnico (1);
- Apêndice I – Professor (5);
- Apêndice II – Aluno (10);
- Folha de Respostas (100 ou 25) e Código para 100 ou 25 Créditos para correção (online).
REQUISITOS
Se ainda não é nosso cliente de testes, solicitamos que nos envie, juntamente com a encomenda:
- Cópia da Cédula Profissional ou do Certificado de Habilitações;
- Formulário de Registo e Termo de Responsabilidade devidamente preenchidos e assinados pelo profissional que será responsável pela aplicação do(s) teste(s). Por favor, faça o download do documento para o seu ambiente de trabalho clicando aqui.