Logico Piccolo – Box Matemática Iniciação

25,00 145,00 

Sobre a Conceção da Caixa Lógico

O LOGICO foi especialmente concebido para apoiar as crianças nas suas primeiras aprendizagens promovendo uma utilização autónoma do material pela criança, enquanto explora as situações apresentadas. As fichas apresentam uma sequências de tarefas progressivamente mais complexas, recriadas a partir de representações do dia-a-dia da criança, com imagens de cores apelativas, que a conduzem progressivamente a um trabalho de observação focado e que pode promover aprendizagens.

  • Assim o educador/professor poderá:
    • Apoiar a criança no domínio do suporte auto-corretor;
    • Deixar à criança o tempo necessário para descobrir, experimentar;
    • Ler e comentar o pedido contido em cada ficha em função da necessidade de cada criança, ainda que a compreensão implícita da resposta seja possível;
    • Organizar situações lúdicas em que a criança, sozinha ou em pequenos grupos, desenvolva atividades de descoberta partindo dos contextos não identificados pela criança;
    • Observar a criança nas estratégias pessoais postas em prática no processo de procura de soluções;
    • Detetar o grau de aquisição de certas capacidades ou eventuais dificuldades da criança; 
    • Ouvir a criança sobre como chegou a algumas das soluções (valorização dos processos, desenvolvimento do raciocínio e aquisição progressiva de linguagem matemática).

Idade: dos 5 aos 7 anos | Conteúdo:

    • Imagens, Formas e Padrões (12 fichas);
    • Contar e Comparar (12 fichas);
    • Somar e Totalizar até 20 (12 fichas);
    • Contar em linha até 20 (16 fichas);
    • Observar e Calcular até 20 ( 24 fichas);
    • Adicionar e Subtrair até 20 (34 fichas);
    • Padrões e Regularidades (9 fichas);
    • Compras com euros (9 fichas).

Consulte mais informações clicando aqui. | Consulte ainda O Logico Piccolo  – Matemática

Qtd:
REF: PICMATBOX Categorias: , Etiqueta:

Caixa LOGICO: Conteúdos abordados

Os conteúdos abordados estão de acordo com o “Novo Programa de Matemática”, e incidem predominantemente na contagem progressiva e regressiva, nas operações de adição e subtração e no desenvolvimento do sentido algébrico. Este novo conjunto de fichas está especialmente indicado para algumas crianças em idade pré-escolar e para os alunos do 1º ano de escolaridade (idades entre os 5 e 7 anos). Para além das fichas apresentadas no LOGICO, organizou-se um pequeno manual com um conjunto de fichas de atividades diversas apresentando um grau de dificuldade progressivo. Cabe ao educador/professor proporcionar tarefas que promovam um trabalho ativo com o material (fios de contas, molduras, dinheiro, cuisenaire, …) de modo a permitir que a criança explore, questione e teste os seus raciocínios, podendo apresentar as fichas de trabalho de forma lúdica e contextualizada, mobilizando o caráter transversal dos conteúdos. Estes incidem no desenvolvimento de competências como observar, pensar e compreender o mundo que a rodeia (método científico).
As fichas promovem a aquisição de informação, conhecimento e experiência em Matemática e podem ajudar a desenvolver algumas das capacidades transversais do “Novo Programa de Matemática” nomeadamente resolução de problemas, o raciocínio matemático e a comunicação matemática desde que o educador / professor promova uma metodologia ajustada.

Metodologia

O ambicionado êxito das atividades propostas nas fichas do LOGICO é facilitado quando as possibilidades didáticas do material são otimizadas metodologicamente. Assim, faz sentido incluir o material LOGICO no decorrer de uma aula em que se proporcionou à criança a experimentação com os materiais ajustados e através de tarefas que promoviam uma experimentação inicial.

  • Seleção das Unidades de Exercícios e Metodologia de Trabalho;
  • Auto Avaliação e a Dinâmica de Aprendizagem por Tentativa e Erro;
  • Documentação do Percurso da Aprendizagem com o “O meu LOGICO de Matemática”;
  • Verificação da Aprendizagem com as Fichas “O Que Já Sei”;
  • Observação do Percurso da Aprendizagem “Registo do Professor”.

Também pode gostar…