Logico Piccolo – Consciência Fonológica (Pré-escolar e 1º Ciclo)

25,00 135,00 

Especialmente concebido para crianças em idade pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico (1º e 2º anos), em fase prévia e emergente do processo de aprendizagem do princípio alfabético
Poderá também ser utilizado em crianças que ainda apresentem dificuldades na consciência fonológica, já em anos mais avançados. Cada exercício foi pensado de forma a se adequar a cada uma. Algumas apreendem logo o exercício e executam-no com facilidade, outras necessitam de mais treino.

Níveis de Consciência Fonológica:

  • Noção de palavra (capacidade de segmentar a frase em palavras, organizá-las e dar-lhe sentido);
  • Noção de rima (capacidade de identificar rimas);
  • Aliteração (capacidade de identificar ou repetir a sílaba ou fonema no início da palavra);
  • Consciência silábica (capacidade de segmentar palavras em sílabas, a criança tem de identificar e discriminar as sílabas com diferentes formatos);
  • Consciência fonémica (capacidade de manipular e isolar os fonemas que compõem a palavra);
  • Relação entre sons/fonemas e grafemas.

Os vários cadernos desenvolvem as atividades de forma progressiva e com uma grande variedade de exercícios, começando pela frase, palavra, sílaba e fonemas. Para o nível 1, utilizámos essencialmente imagens (estimulação da linguagem oral) e para o nível 2, optámos por recorrer , também,1á escrita ( estimulação da relação entre linguagem oral e linguagem escrita). Tanto no nível 1 como no nível 2, as dificuldades aumentam gradualmente em cada exercício.

Contém: 6 cadernos (3 para Nível 1 e 3 para nível 2) e 1 suporte Logico Piccolo. Cada Cadernos é composto por 16 fichas para colocar no suporte, com sistema autocorretivo no verso.

Temas dos Cadernos: Brincar com as frases, as palavras e as sílabas | Brincar com rimas e sílabas | Brincar com os sons da fala (fonemas) | Brincar com rimas e sílabas tónicas | Brincar com as sílabas, as palavras e os sons da fala (fonemas) | Brincar com os sons da fala (fonemas), e descobrir palavras escondidas. Consulte em baixo informações detalhadas sobre cada um dos cadernos.

Autoras: Dina Caetano Alves (Linguista, Terapeuta da Fala, Professora no Politécnico de Setúbal) e Angelina Bedo Ribeiro (Professora, especializada em Educação Especial).

Qtd:

Informação

O desenvolvimento da consciência fonológica encontra-se intimamente relacionado com a aprendizagem da leitura e da escrita, pelo que se salienta a importância de promover estas competências até à entrada no 1º ciclo, como forma de prevenir dificuldades futuras no processo de aprendizagem da associação grafema-fonema (leitura) e fonema-grafema (escrita) (Sim-Sim, 1998). No entanto, nem todas as crianças têm a oportunidade de adquirir e desenvolver estas competências, ocorrendo lacunas significativas que poderão passar despercebidas ao nível do pré-escolar, sendo identificadas muito tardiamente aquando do seu ingresso no 1º ciclo de escolaridade.

A intervenção deve ser frequente, sistemática e consistente logo no pré-escolar, como uma medida de prevenção, para reduzir as dificuldades e o comprometimento na aptidão para a aprendizagem da leitura/escrita. A consciência fonológica é o preditor mais robusto do (in)sucesso na fase inicial da aprendizagem.

Os vários cadernos desenvolvem as atividades de forma progressiva e com uma grande variedade de exercícios, começando pela frase, palavra, sílaba e fonemas. Para o nível 1, utilizámos essencialmente imagens (estimulação da linguagem oral) e para o nível 2, optámos por recorrer , também,1á escrita ( estimulação da relação entre linguagem oral e linguagem escrita). Tanto no nível 1 como no nível 2, as dificuldades aumentam gradualmente em cada exercício.

Nivel1 | C1

Brincar com as Frases, as Palavras e as Sílabas

Nível 1 – Caderno 1 (N1/ C1)

  • Contar palavras nas frases e associar sílabas e rimas
  1. Quantas palavras tem a frase? (Níveis 1, 2, 3 e 4)
  2. Associa o nome das palavras com o mesmo número de sílabas (Níveis 1, 2, 3 e 4)
  3. Associa os nomes dos animais que têm o mesmo número de sílabas
  4. Associa os nomes dos objetos da casa que têm o mesmo número de sílabas
  5. Associa os nomes dos materiais escolares que têm o mesmo número de sílabas
  6. Associa o nome dos frutos (ou árvores de fruto) aos nomes dos legumes com o mesmo número de sílabas
  7. Associa as palavras que rimam (Níveis 1, 2, 3 e 4)

Nível 1 | C2

Brincar com Rimas e Sílabas

Nível 1 – Caderno 1 (N1/ C2)

  • Encontrar, associar, retirar e juntar sílabas
  1. Associa as imagens que começam pela mesma sílaba (Níveis 1, 2, 3 e 4)
  2. Descobre a palavra que não rima com as outras (Conjuntos 1, 2, 3 e 4)
  3. Retira a 1ª sílaba e descobre outra palavra (Níveis 1 e 2)
  4. Retira a primeira ou as duas primeiras sílabas e descobre outra palavra
  5. Junta as sílabas com uma cruz e encontra outra palavra (Níveis 1, 2, 3 e 4)

Nível 1 | C3

Brincar com os Sons da Fala (Fonemas)

Nível 1 – Caderno 1 (N1/ C3)

  • Identificar e associar fonemas
  1. Associa o som, que se encontra no inicio da palavra a uma das onomatopeias da coluna à direita (Conjuntos 1, 2, 3)
  2. Associa o som, que se encontra no fim da palavra a uma das onomatopeias da coluna à direita.
  3. Associa o som, que se encontra no meio da palavra a uma das onomatopeias da coluna da direita (Conjuntos 1 e 2)
  4. Descobre, em cada conjunto, a palavra que tem o som da abelha (como em “asa” ou em “doze”).
  5. Descobre, em cada conjunto, a palavra que tem o som da ventoinha (como em “vila”)
  6. Descobre, em cada conjunto, a palavra que tem o som do aspirador (como em “jaula” ou em “gelo”)
  7. Descobre, em cada conjunto, a palavra que tem o som do gato assanhado (como em “ferro”)
  8. Descobre, em cada conjunto, a palavra que tem o som do silêncio (como em “chá” ou em “xadrez“)
  9. Descobre, em cada conjunto, a palavra que tem o som da cobra (como em “missa”, “cinto” ou em “sensação”)
  10. Descobre a palavra que tem o som do leão (como em “rio” ou em “carro”)
  11. Descobre a palavra que tem o som do microfone (como em “lua”)
  12. Descobre a palavra que tem o som da vaca a mugir (como em “mola”)
  13. Descobre a palavra que tem o som do menino a desafiar (como em “noite”)

Nível 2 | C1

Brincar com Rimas e Sílabas Tónicas

Nível 2 – Caderno 1 (N2/ C1)

  • Associar, completar, retirar, acrescentar e trocar rimas e sílabas
  1. Associa as palavras que rimam com as imagens (2, 3 e 4 Sílabas)
  2. Completa as frases com a imagem que rima com o nome dos meninos/ meninas (Conjuntos 1 e 2)
  3. Retira a sílaba inicial. Que palavra encontras?
  4. Acrescenta uma sílaba no inicio da palavra. Que imagem encontras?
  5. Retira a sílaba do fim da palavra. Que imagem encontras?
  6. Retira a sílaba do meio da palavra. Que imagem encontras?
  7. Acrescenta uma sílaba no meio ou no fim da palavra. Que imagem encontras?
  8. Descobre a palavra inventada, construída a partir da palavra da imagem que ficou com as sílabas trocadas (Conjuntos 1 e 2)
  9. Descobre a palavra da imagem que tem as sílabas trocadas.
  10. Identifica o número de sílabas (O) e localiza a sílaba tónica (X) da palavra na imagem (Nível 1 – Conjunto 1 e 2)
  11. Identifica o número de sílabas (O) e localiza a sílaba tónica (X) da palavra na imagem (Nível 2)

Nível 2 | C2

Brincar com as Sílabas, as Palavras e os Sons da Fala (Fonemas)

Nível 2 – Caderno 2 (N2/ C2)

  • Substituir e manipular sílabas, descobrir palavras escondidas e identificar sons da fala com onomatopeias
  1. Substitui a sílaba inicial pela indicada e descobre o nome da imagem da coluna à direita (Conjuntos 1 e 2)
  2. Substitui a última sílaba pela indicada e descobre o nome da imagem da coluna da direita.
  3. Substitui a sílaba do meio pela indicada e descobre o nome da imagem da coluna da direita.
  4. Substitui a sílaba inicial pela indicada e descobre a palavra escrita da coluna da direita.
  5. Substitui a ultima sílaba pela indicada e descobre a palavra escrita da coluna da direita.
  6. Substitui a sílaba do meio e descobre a palavra escrita da coluna da direita.
  7. Ordena as sílabas e descobre a palavra escrita da coluna da direita (Nível 1 – Conjunto 1)
  8. Ordena as sílabas e descobre a palavra escrita da coluna da direita. (Nível 1 – Conjunto 2)
  9. Ordena as sílabas e descobre a palavra escrita da coluna da direita. (Nível 2)
  10. Descobre a onomatopeia (na coluna da direita) que nos diz o primeiro som destas palavras (Conjuntos 1 e 2)
  11. Descobre a onomatopeia (na coluna da direita) que nos diz o primeiro som destas palavras escritas (Conjuntos 1, 2, 3 e 4)

Nível 2 | C3

Brincar com os Sons da Fala (Fonemas), e Descobrir Palavras Escondidas

Nível 2 – Caderno 3 (N2/ C3)

  • Descobrir e substituir sons da fala (fonemas) e descobrir palavras
  1. Substitui o 1º som (1ª onomatopeia) pelo outro indicado (2ª onomatopeia) e descobre outra palavra (Nível 1 – Conjuntos 1, 2, 3 e 4)
  2. Substitui a última consoante (1ª onomatopeia) pela outra indicada (2ª onomatopeia) e descobre outra palavra.
  3. Substitui a consoante da sílaba do meio (1ª onomatopeia) pela outra indicada (2ª onomatopeia) e descobre outra palavra (Níveis 1 e 2)
  4. Associa a imagem à sequência que tem o som do microfone na posição correta (Níveis 1 e 2)
  5. Associa a imagem à sequência que tem o som do grilo na posição correta (Nível 1 – Conjuntos 1, 2 e 3)
  6. Associa a imagem à sequência que tem o som do grilo na posição correta (Nível 2)
  7. Descobre a palavra (dissilábica: CV.CV) que se esconde na pseudopalavra (palavra inventada). (Nível 1)
  8. Descobre a palavra (dissilábica: CV.CV) que se esconde na pseudopalavra (palavra inventada). (Nível 2 – Conjuntos 1 e 2)