FICHA TÉCNICA
- Versão: Portuguesa
- Autor: Joana Pinto, Emanuela Lopes e Bruno Peixoto
- População: Jovens Adultos e Adultos
- Idade: +18 anos
- Aplicação: Individual ou Coletiva
- Nível de Qualificação: A (Qualificação dos utilizadores)
101,00 € – 554,75 €
Com centenas de exercícios que pretendem estimular e reabilitar as funções cognitivas:
Memória | Atenção | Cálculo | Linguagem | Funções Executivas | Capacidades Visuopercetivas e Construtivas.
O desenvolvimento do NeuroRi baseia-se no conceito neuropsicológico de reserva cognitiva, assumindo-se como uma ferramenta que contribui para um envelhecimento cognitivo saudável.
A estimulação das principais funções cognitivas visa o aumento da resiliência face a alterações cerebrais (degenerativas ou outras). As atividades nele incluídas são também indicadas para pessoas com patologias com repercussão cognitiva (degenerativa, vascular ou traumática) e os níveis de dificuldade para as diferentes funções, tornam-no adequado a características individuais distintas e aos vários graus de afetação cognitiva.
Atenção – apresenta exercícios com conteúdo verbal e não verbal, estimulando o sujeito a encontrar objetos, assinalar diferenças, descobrir palavras, formar pares, procurar sequências de números, etc. (175 exercícios).
Cálculo – incita o sujeito a fazer cálculos com dinheiro, solucionar problemas numéricos, contabilizar objetos, encontrar sequências lógicas, etc. (84 exercícios).
Capacidades Visuopercetivas e Construtiva – procura estimular à organização de objetos pelo tamanho, a identificação de cores, o desenho de figuras, o completamento de desenhos, a procura de figuras geométricas, etc. (70 exercícios).
Funções Executivas – desafia o sujeito a seguir instruções, completar sequências lógicas, categorizar informações, planear, etc. (86 exercícios).
Linguagem – estimula o sujeito a escrever, ler, encontrar a palavra certa, identificar antónimos, etc. (96 exercícios).
Memória – pede-se ao sujeito que memorize associações, objetos, palavras, localizações, etc. (85 exercícios).
Para cada uma das áreas existem: um manual e dois cadernos, um para o nível inicial e outro para o nível avançado.
O NeuroRi foi pensado para ser utilizado por profissionais de saúde, como neuropsicólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, terapeutas da fala, animadores socioculturais, etc.
Em casa, este programa pode ser utilizado de forma livre e autónoma. No caso de existência de dificuldades cognitivas, um familiar, amigo e/ou cuidador informal deverá assumir a sugestão e a supervisão das atividades de acordo com a área cognitiva e o nível de dificuldade.
Para cada uma das funções neurocognitivas existe:
O NeuroRi pode ser adquirido de diferentes formas:
Kit Completo:
Por Áreas:
Separadamente:
Para utilizações autónomas, é possível adquirir, de forma individual, um ou mais cadernos de determinado nível e/ou determinada área.
Se ainda não é nosso cliente de testes, solicitamos que nos envie, juntamente com a encomenda: