VISIOPED – Programa de Identificação de Competências Visuais

120,00 

VISIOPED é um instrumento inovador de avaliação visuoperceptiva para contextos educativos e contextos de avaliação multidisciplinar.
O VISIOPED através da sua plataforma online oferece um perfil detalhado de oito subáreas do processamento visual — Memória Visual, Discriminação Visual, Sequenciação Visual, Relações Espaciais, Perceção Figura-Fundo, Constância da Forma, Fechamento Visual e Contraste — permitindo compreender como o aluno vê, organiza e utiliza a informação visual nas tarefas de aprendizagem.

Pensado para: professores, psicólogos, terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais e técnicos de avaliação bem como para equipas de apoio, o VISIOPED traz três diferenciais:

  • Rigor psicométrico: desenvolvido com juízes de conteúdo, estudos de funcionamento de itens e estrutura interna; apresenta evidência robusta de validade e fiabilidade para o uso a que se destina;
  • Normas por idade e interpretação clara: níveis de desempenho (abaixo ↔ acima da média) e descritores qualitativos que traduzem o resultado em implicações educativas/técnicas concretas.
  • Apoio à decisão e encaminhamento responsável: quando os resultados ficam ligeiramente abaixo ou abaixo da média, o relatório inclui a nota “Face aos resultados aconselha-se consulta de Optometria/Oftalmologia para verificação dos mesmos”.

Porque é que o VISIOPED é um diferencial?

Permite distinguir dificuldades de leitura com origem linguística daquelas com componentes visuoperceptivas, sendo portanto um protocolo decisivo em avaliação.

O VISIOPED não diagnostica dislexia; antes, documenta objetivamente o estado das competências visuais, ajudando a excluir/confirmar a presença de fatores visuoperceptivos relevantes. Assim, clarifica a triagem, evita falsas atribuições, orienta adaptações simples (contraste, espaçamento, organização da página) e apoia a articulação com especialistas, quando necessário.
Idade: 6 – 16 Anos.

Autores: Rafael Silva Pereira – Neuropsicólogo / Henrique Nascimento – Optometrista.

Conteúdo: Caderno de Estímulos, Caderno de Normas e Caderno de Aplicação | Acesso ilimitado e vitalício ao registo online das pontuações e do relatório.

Qtd.
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Áreas de avaliação (8 subáreas)

  • Memória Visual — retenção e evocação de detalhes visuais após breve exposição.
  • Discriminação Visual — distinguir semelhanças/diferenças entre formas, letras e padrões.
  • Sequenciação Visual — ordenar corretamente elementos visuais (p. ex., padrões/figuras em sequência).
  • Relações Espaciais — perceber posições, orientações e distâncias entre objetos (esquerda/direita, rotação).
  • Perceção Figura-Fundo — identificar o alvo quando “camuflado” entre estímulos concorrentes.
  • Constância da Forma — reconhecer a mesma forma sob variações de tamanho, posição ou rotação.
  • Fechamento Visual — completar mentalmente figuras incompletas ou com partes em falta.
  • Contraste — reconhecer estímulos com diferentes níveis de luminosidade/definição (sensibilidade ao contraste).